O segundo domingo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve abstenção de 51% no Ceará, segundo balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) horas após o fim da prova. A porcentagem é superior ao registrado na semana anterior, quando 47,9%, dos candidatos não foram aos locais de aplicação.
Entre os 322.583 mil inscritos, 164.369 não participaram do segundo dia, quando foram apresentadas 90 questões relacionadas às áreas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Na semana anterior, faltaram 154.545 cearenses.
Nordeste
Por região, o Ceará caiu uma posição no ranking de abstenção no Enem. Na semana passada, o Estado ocupava o quarto lugar, que ficou com o Piauí neste domingo (24). Confira:
- Maranhão 54,8%
- Bahia 53,7%
- Pernambuco 52,2%
- Piauí 51,3%
- Ceará 51%
- Rio Grande do Norte 49,6%
- Sergipe 49,6%
- Alagoas 49,1%
- Paraíba 47,3%
Após o exame, o Inep apresenta o balanço do segundo dia de provas. Confira:
Inep
Alexandre Lopes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), afirmou que o segundo domingo de provas ocorreu “com tranquilidade, sem complicações”.
Diferente da semana anterior, Lopes afirma que não houve nenhum candidato impedido de fazer a prova por lotação nas salas ou interdição pela Vigilância Sanitária.
Apesar da avaliação positiva, o nível de abstenção nacional ficou em 55,3% neste fim de semana. O presidente do Inep, apesar da taxa, negou que fosse necessário mudar a data do Enem por conta da pandemia. Segundo Alexandre Lopes, cabe ao Inep dar a oportunidade a todos fazerem o Enem, o número foi maior que o esperado, mas prefiro olhar o copo meio cheio, 2,4 milhões fizeram a prova e isso é uma vitória”.