O Centro de Eventos, em Fortaleza, recebe, a partir da tarde de segunda-feira (25), os profissionais de saúde que realizaram agendamento para vacinação contra o coronavírus. Nas primeiras horas, filas com pessoas que aguardam a primeira dose se formaram no entorno do prédio.
O local conta com 15 equipes de vacinadores, 30 profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e 20 apoiadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece).
Hoje, excepcionalmente, a vacinação deverá contemplar, das 13h às 20h, cerca de três mil trabalhadores. A partir desta terça-feira (26), o atendimento acontecerá das 9h às 17h.
O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), visitou o ponto de vacinação mais cedo. “Este local foi escolhido em virtude do porte, da engenharia e do fluxo para evitar aglomerações. A partir da chegada gradual de novas doses da vacina, estamos ampliando o espectro de pessoas atendidas. Neste momento, os trabalhadores da saúde contemplados não precisam estar necessariamente na linha de frente”, comentou.
Clique aqui para baixar o aplicativo no seu celular.
Confira o áudio:
Instabilidade no sistema
O Mais Saúde Fortaleza e o Vacine Já, site e aplicativo disponibilizados pela Prefeitura de Fortaleza para agendamento da vacinação, apresentam instabilidade desde o domingo (24), quando o serviço foi lançado. Nas redes sociais, usuários relataram o problema. Confira alguns posts:
alguem já conseguiu marcar a vacina de alguém no site que a prefeitura disponibilizou?
to tentando marcar pra minha Avó e diz que não acham os dados dela— DJ Rita Cadilacre (@ocleytinho) January 25, 2021
https://twitter.com/priiscilla_pa/status/1353540955358580736
Site do Vacina Já, da Prefeitura de Fortaleza, ainda apresenta instabilidades. Inclusive não consegui agendar minha avó
— Natália Coelho (@Naticoelhoo) January 25, 2021
https://twitter.com/eumafezinha/status/1353542311544807424
Interessante a pagina de erro da vacina fortaleza pic.twitter.com/Q1FxLdDQHc
— pacheco (@vtpca) January 25, 2021
Cerca de 800 idosos conseguiram agendar a imunização para o Centro de Eventos. No entanto, por estarem inclusos em grupo de risco, a Prefeitura reitera o compromisso de vacinar os idosos acima de 75 anos em domicílio e orienta o não comparecimento ao equipamento. Diante da intercorrência do sistema, cada idoso vem sendo contactado por equipes da Prefeitura.
“Nós estamos com uma equipe de 40 pessoas enviando e-mails, mensagens (de WhatsApp) e ligando para que os idosos acima de 75 anos não venham para o Centro de Eventos. Aqui não é local adequado. Nossos idosos já estão em isolamento. Para a sua segurança, é fundamental aguardar a vacinação em casa”, orientou a titular da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Estela Leite.
A coordenadora Especial de Projetos Integrados de Fortaleza, Manuela Nogueira, garantiu que equipes da Prefeitura estão a postos para assegurar a eficácia do sistema e minimizar falhas. “Há um plantão composto por profissionais de informática 24 horas por dia para verificar inconsistências e solucionar erros”, apontou.