Ícone do site Portal GCMAIS

Plataforma de agendamento para vacinação ultrapassa 1 milhão de acessos

Plataforma de agendamento para vacinação ultrapassa 1 milhão de acessos

Foto: Lucas Memória / GCMAIS

O site Vacine Já, destinado ao agendamento da imunização contra a Covid-19 em Fortaleza, registrou mais de 1 milhão de acessos envolvendo os grupos prioritários contemplados nesta primeira fase. A plataforma foi lançada no fim de semana pelo município.

O Centro de Eventos, que recebeu os primeiros cadastrados para vacinação, atendeu 2.702 pessoas na segunda-feira (25). Destes, 2.429 são profissionais da área da saúde que agendaram o atendimento.

Como funcionará a vacinação nos próximos dias?

Nesta terça-feira (26), são imunizados apenas trabalhadores da saúde ativos, previamente cadastrados, que atuam em contato direto com pacientes. Para fins comprobatórios, é necessária a apresentação de documento original com foto, além de um comprovante profissional, a exemplo de contracheques, carteiras de trabalho e declarações do equipamento de saúde em que trabalha.

De quarta-feira (27) a domingo (31), serão vacinados, por sua vez, trabalhadores da saúde ativos atuantes em hospitais. A validação do cadastro prévio para a imunização será realizada, também, mediante apresentação de documentos comprobatórios originais com foto, além de um registro profissional, a exemplo de contracheques, carteiras de trabalho e declarações do equipamento de saúde em que atua.

Os hospitais de Fortaleza seguem recebendo a visita de equipes de vacinação, cuja atuação é pautada pela aplicação do imunobiológico em conformidade com listas nominais recebidas pela Secretaria Municipal da Saúde.

Publicidade

Imunização de idosos acima de 75 anos

Também pertencentes ao grupo de risco contemplado na primeira Fase do Plano de Vacinação, idosos acima de 75 anos previamente agendados serão, a partir da próxima quarta-feira (27), imunizados em domicílio ou, caso prefiram, em pontos de drive-thru posteriormente divulgados a partir de logística paralela. A medida visa à garantia de maior segurança e de menor exposição ao novo coronavírus.

“Os idosos acima de 75 anos cadastrados receberão, via e-mail ou WhatsApp, informações detalhadas acerca do momento da vacinação. Aqueles que optarem por não serem imunizados em casa poderão escolher postos de drive-thru que serão definidos nos próximos dias conforme a demanda”, informou a secretária da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite.

Nessa perspectiva, a Prefeitura irá estabelecer logística similar à implantada em 2020, em meio à pandemia, durante a imunização contra a Influenza. “Vamos traçar informações e iniciar a vacinação a partir de rotas. Iremos avaliar o quantitativo cadastrado e implantar a vacinação de acordo com a localização das residências”, acrescentou.

Os idosos que não possuem acesso à internet poderão realizar o cadastro nas plataformas disponibilizadas em postos de saúde. “Um familiar poderá se dirigir ao posto de saúde da família. Lá, equipes estarão a postos para a finalidade”, declarou Ana Estela.

Sair da versão mobile