Ícone do site Portal GCMAIS

Mais de 29 mil pessoas foram vacinadas contra covid-19 em Fortaleza nos últimos 10 dias

Mais de 29 mil pessoas foram vacinadas contra covid-19 em Fortaleza nos últimos 10 dias

Foto: Prefeitura de Fortaleza

Desde que a vacinação contra covid-19 começou em Fortaleza, no último dia 18, 29.042 pessoas já tomaram a primeira dose da vacina, seja ela a CoronaVac ou a Oxford/AstraZeneca. Só nesta quarta-feira (27), 994 profissionais da saúde receberam o imunizante no Centro de Eventos do Ceará.

Além destes trabalhadores, os contemplados nesta primeira fase da imunização são: idosos acima de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência (ILPI) e os profissionais destes lares, profissionais da linha de frente do combate à pandemia e idosos acima de 75 anos.

Leia também | Hospital Universitário do Ceará terá 650 leitos de internação

Foi também nesta quarta-feira que a Prefeitura de Fortaleza começou a vacinar em domicílio. Dez equipes da rede pública de saúde estão visitando as casas dos idosos com mais de 75 anos e aplicando o imunizante, como mostra a matéria do Jornal da Cidade:

Publicidade

A vacinação continua durante a quinta-feira (28). No Centro de Eventos, profissionais da saúde e idosos com mais de 75 anos receberão a vacina durante todo o dia, de acordo com as informações do agendamento. No caso destes últimos, a aplicação acontece via drive-tru.

As equipes de profissionais da saúde vão continuar visitando a casa dos idosos acima dos 75 que agendarem o atendimento no aplicativo Mais Saúde Fortaleza e no site Vacine Já.

Para os profissionais que lidam diretamente com pacientes com covid-19, as equipes vão continuar visitando as unidades de saúde para realizar a imunização.

Vacinados no Estado

Em todo o Ceará, 48.821 mil doses de vacinas contra o novo coronavírus foram aplicadas desde o começo da campanha de imunização, na última semana.  A maior parte dos vacinados foram os profissionais da saúde, 43.504 mil. Idosos institucionalizados, indígenas e idosos com 75 anos ou mais aparecem em seguida.

A enfermeira Taís Maciel recebeu a primeira dose no Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar, em Fortaleza. “Eu estou me sentindo muito feliz, tanto por ser vacinada como por vacinar meus colegas de trabalho. A gente tem que ter esperança sempre e essa vacina é uma prova disso. Temos que ter esperança em dias melhores”.

Idosos institucionalizados aparecem em segundo lugar no boletim do Governo do Estado sobre a campanha de vacinação. Já foram aplicadas 1.948 doses em pessoas que fazem parte deste grupo. “A vacina tem um peso infinitamente maior para eles, que vêm de um histórico de abandono e hoje podem sentir o cuidado que eles merecem ter todos os dias. Estamos aqui manifestando a importância que eles devem ter para a sociedade como um todo”, comenta Quitéria Magalhães, diretora do Abrigo Olavo Bilac.

Em terceiro lugar aparecem os moradores de comunidades indígenas cearenses. Cerca de 2.923 pessoas já foram vacinadas. Em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, a pajé Raimunda Tapeba (76) foi a primeira pessoa a receber a vacina no município. “Quem protege a gente é Deus, mas a vacina também protege, foi dada por Deus”, disse a liderança, em entrevista ao GCMAIS.

Sair da versão mobile