SAÚDE

Atendimento nas UPAS de Fortaleza apresenta alta nos últimos dias

A média de procura chega perto do que foi observado no pico da pandemia

Compartilhe:
30 de janeiro de 2021
Assistente de Redação Vídeo

O aumento dos casos de covid-19 em Fortaleza se reflete no atendimento das UPAS. De acordo com dados da plataforma IntegraSUS da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), os primeiros 25 dias deste mês de janeiro, a média de atendimentos nas unidades da Capital chegou bem perto do que foi observado no pico da pandemia, em maio do ano passado.

Atendimento nas UPAS de Fortaleza apresenta alta nos últimos dias
Foto: Kaio Machado/Prefeitura de Fortaleza

As UPAS do Jangurussu e do Itaperi são as unidades que registraram uma maior procura nos últimos dias.

Alguns pacientes relatam lotação nas salas, mas as equipes da TV Cidade Fortaleza têm visitado as unidades de pronto-atendimento e observado um cenário tranquilo por fora.  No entanto, os números dos sistemas de acompanhamento da pandemia preocupam.

Durante os 25 primeiros dias de janeiro de 2021, foram 9.391 atendimentos médicos nas UPAS, com uma média diária de 391,29. Do total de diagnósticos, 94,07 % foram de casos de covid-19.

Em dezembro do ano passado, a média diária de atendimentos foi de 313,03. Em novembro, o número foi de 268,59. Outubro registrou média diária de atendimento de 179,7. 

Dados anteriores

Em março, o Ceará chegou a 5.004 casos de covid-19.  No mês seguinte, 25.781. Em maio, mês de regras sanitárias mais rigorosas, encerrou com o pico de contaminação com 70.130 registros. Junho ainda foi de sinal vermelho e 62.846 contaminações. A curva começou a cair em agosto, quando foram registradas 30.850 infecções. O cenário de queda continuou em setembro e outubro, mas em novembro, as aglomerações preocuparam e os casos voltaram a subir. As festas de fim de ano trouxeram alerta e em janeiro, até o dia 27, o Ceará contabilizou 22.436 casos.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.