O Dia Mundial dos Avós e dos Idosos foi instituído pelo Papa Francisco neste domingo (30) como uma data a ser comemorada pela Igreja Católica Romana. A celebração acontecerá anualmente no quarto domingo de julho.
“Os avós são o elo de ligação entre as gerações, para transmitir aos jovens experiência de vida e de fé”, diz o perfil oficial do Pontífice em português.
Os avós são o elo de ligação entre as gerações, para transmitir aos jovens experiência de vida e de fé. Para isso, decidi instituir o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, a ser celebrado a cada ano no quarto domingo de julho.
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) January 31, 2021
Anteriormente, o Papa Francisco já havia demonstrado sensibilidade com a população na terceira idade, sempre tratando-os como fontes de conhecimento e experiência. A definição de um Dia Mundial dos Avós e dos Idosos serve para que a Igreja Católica, em todo o mundo, promova ações para essa população no período.
Outros líderes da Igreja Católica já fizeram ações parecidas com algumas datas. O Dia Mundial da Paz, por exemplo, comemorado em 1º de janeiro, foi definido pelo papa Paulo em 1967. Já o Dia Mundial da Juventude foi instituído por João Paulo II, em 1984. O próprio papa Francisco já havia definido o Dia Mundial dos Pobres.