Evandro Leitão, novo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, tomou posse para o biênio 2021-2022 nesta segunda-feira (1), em sessão híbrida. No primeiro discurso, defendeu o combate à pandemia como prioridade.
“O Parlamento cearense vai continuar contribuindo com essa instância tão importante para a tomada de decisões estratégicas. Estamos atentos às iniciativas que visam atravessar esse problema salvando vidas e movimentando a economia de forma segura”, assinalou Leitão.
O parlamentar ressaltou que desde o ano passado a Casa vem aprovando matérias que buscam preservar vidas e proporcionar dignidade aos cearenses que mais precisam do poder público nesse momento. Ele ressaltou que o Poder Legislativo do Estado integra o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus.
O novo presidente salientou ainda que a aproximação da Assembleia com a população é imperativa.
“Desejamos concretizar os nossos sonhos a partir de um trabalho executado com ética, responsabilidade, respeito e transparência, pensando sempre em representar e servir os cearenses, nosso maior propósito”, enfatizou o presidente.
Entre outros projetos à frente da Presidência da Casa, Evandro Leitão defendeu a continuidade do concurso público iniciado na gestão anterior; a atualização do Regimento Interno; a viabilização de um programa de telemedicina; a instalação de um núcleo de mediação de conflitos e práticas sistêmicas restaurativas, bem como de equipamentos para a geração de energia limpa; a retomada do projeto Assembleia Itinerante; assim como a ampliação de festivais culturais para integrar outras linguagens artísticas, além da música.
A composição da nova Mesa Diretora terá como 1º vice-presidente o deputado Fernando Santana; como 2º vice-presidente o deputado Danniel Oliveira (MDB); como 1º secretário o deputado Antônio Granja (PDT); como 2º secretário o deputado Audic Mota (PSB); 3ª secretária a deputada Érika Amorim (PSD); e 4º secretário o deputado Apóstolo Luiz Henrique (PP).
Os deputados Fernanda Pessoa (PSDB), Osmar Baquit (PDT) e João Jaime (DEM) ocuparão, respectivamente, os postos de 1º, 2º e 3º suplentes.