Ao todo, foram 65 autuações, 60 notificações, 33 atividades ou eventos encerrados e 31 paredões de som apreendidos
Janeiro encerra com 22 estabelecimentos interditados por descumprimento ao decreto estadual
O mês de janeiro foi encerrado com 22 estabelecimentos interditados e 33 atividades ou eventos encerrados pelo descumprimento dos decretos municipal e estadual de enfrentamento à Covid-19. O balanço da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) foi divulgado nesta segunda-feira (1).
Ao todo, foram realizadas 344 fiscalizações em estabelecimentos comerciais e logradouros públicos. Além das interdições e encerramento de eventos irregulares, a Agefis ainda realizou 65 autuações e 60 notificações em empreendimentos localizados em Fortaleza.
O órgão também apreendeu 31 paredões de som por promover poluição sonora e, consequentemente, aglomeração, além de 664 mesas e cadeiras que ocupavam irregularmente o logradouro público.
Reginaldo Araújo, gerente de plantões e Operações Especiais da Agefis, comentou o balanço do último fim de semana do mês de janeiro. Confira:
Fim de semana 29 a 31 de janeiro
Neste fim de semana, de 29 a 31 de janeiro, a Agefis realizou 36 fiscalizações, que resultaram em 10 autuações, 11 notificações e 11 interdições a estabelecimentos, além de 4 atividades encerradas.
As ações foram registradas nos bairros Vicente Pinzón, Cidade 2000, Mucuripe, Monte Castelo, Meireles, Varjota, Aldeota, Vila Pery, Álvaro Weyne, Serrinha, Benfica, Farias Brito, Messejana, José de Alencar, Varjota e Aeroporto.
Dentre as irregularidades constatadas estão a aglomeração de pessoas, a ocupação do passeio, o embaraço ao trânsito de pedestres e veículos, o comércio ambulante sem autorização da prefeitura, e o funcionamento e comércio de bebidas após às 22h.
Leia mais | Mais de 2 mil pessoas participaram de festas ilegais no fim de semana na Grande Fortaleza
Nas ações de combate à poluição sonora, os agentes apreenderam 6 paredões de som nos bairros: Barra do Ceará, Jardim Cearense, Antônio Bezerra, Álvaro Weyne, Dias Macêdo e Sabiaguaba. De acordo com a Lei nº 9.756/11, é vedado o funcionamento de paredões de som nas vias, praças, praias e demais logradouros públicos. Em caso de descumprimento, o infrator tem o equipamento apreendido e recebe multa a partir de R$ 1.404,00.
A Agefis também atuou, de forma preventiva, com equipes fixas, em locais como a Praia dos Crush, Praia de Iracema, Largo da Mocinha, Mercado dos Pinhões e Gentilândia.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.