As autoescolas do Ceará registraram um aumento de 10%, no mês de janeiro, na procura de pessoas interessadas em dar início ao processo de retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A estimativa foi divulgada pelo Sindicato das Autoescolas do Estado (SINDCFCS).
Segundo o presidente da entidade, Eliardo Martins, o aumento é positivo diante do cenário de pandemia que o mundo ainda está vivendo. “A porcentagem é menor do que o mesmo período no ano de economia comum, mas está superando as nossas expectativas considerando o contexto atual de incertezas”.
Em outras épocas, o registro do aumento era de 20%. “Sempre nos meses de férias, como janeiro e julho, percebemos esse crescimento na procura. Os empresários, inclusive, preparam-se para receber essa demanda”.
Eliardo lembra que as atividades ficaram suspensas por quatro meses e só foram retomadas, de forma gradativa, em agosto de 2020. “Foi uma época difícil, mas conseguimos driblar da melhor forma. As autoescolas tiveram que se reinventar, adaptando-nos às normas de segurança para evitar que os alunos ficassem expostos”.
Adaptações
Entre as adaptações, a entidade cita a higienização dos veículos que passaram a acontecer frequentemente, a exigência do uso de máscara por todos, as aulas práticas agendadas para organizar o fluxo e evitar aglomeração dentro das unidades e as aulas teóricas de legislação que passaram a acontecer de forma online.
Prazo para renovação da CNH
De acordo com a Resolução Nº 805, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), publicada em 24 de novembro de 2020, os motoristas que tiveram o prazo de validade da CNH expirado no ano passado devem renovar o documento impreterivelmente em 2021. O período para que esse processo aconteça vai até o último dia do mês em que o documento perdeu a validade. Por exemplo, se o condutor teve a CNH expirada em fevereiro de 2020, o prazo para ele renovar é até o dia 28 de fevereiro de 2021.




