Fiscais apreenderam, nesta quarta-feira (3), produtos vendidos irregularmente em um estabelecimento comercial no bairro Jardim Iracema, em Fortaleza. A apreensão foi realizada pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), em parceria com a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis).
Ao todo, os fiscais apreenderam 44kg de alimentos, 114l de desinfetante, 86l de água sanitária e 22 tipos de remédios que eram comercializados em cartelas, frascos, sachês e caixas, inclusive antibióticos. A conduta fere o Código de Defesa do Consumidor, no que trata de autorizações e regulamentações para comercialização dos produtos.
Leia mais | Lojistas não descartam demissões após novo decreto sanitário do Ceará
O estabelecimento comercial foi fiscalizado após denúncia anônima. Entre os produtos de origem animal comercializados irregularmente estavam frango, coração de frango e queijo coalho, todos sem selo de inspeção de alimentos. Já os produtos de limpeza estavam sem rótulos com informações básicas.
A operação constatou ainda que o comércio disponibilizava medicamentos para venda, também de forma ilegal, pois não havia autorização para esse tipo de negócio. Entre os remédios vendidos estavam analgésicos (Teosaldina, Dorflex), anti-inflamatórios (Nimesulida, Ibuprofeno), anticoagulante (Dormec) e antibióticos (Meraciclina, Silfametoxazol, Azitromicina), dentre outros.
Denúncias
O contato pode ser feito através do site e do WhatsApp, pelos números (85) 98960-3623 e (85) 99181-7379, das 8 às 17 horas. O posto avançado do Decon no Aeroporto de Fortaleza funciona 24 horas por dia, ininterruptamente, para atendimentos de passageiros em trânsito.