O município de Caucaia instala, a partir desta quinta-feira (4), barreiras sanitárias para limitar o acesso à cidade. De acordo com o novo decreto sanitário municipal, apenas “moradores, prestadores de serviço ou pessoas que tenham hospedagem comprovada” podem ter acesso ao município da Região Metropolitana.
As barreiras sanitárias foram sugeridas pelo Governo do Estado e já foram adotadas em outros municípios como Jericoacoara. Em Caucaia, os bloqueios são colocados em “regiões específicas de interesse à saúde pública”. A fiscalização é feita por órgãos municipais.
O funcionamento do comércio e serviços não essenciais foi suspenso das 21h às 6h, entre segunda e sexta-feira. Nos fins de semana, o atendimento presencial deve ocorrer até 21h, com exceção das barracas de praia, que devem encerrar o funcionamento às 16h.
“Esse novo decreto ressalta a seriedade e o comprometimento com que a gestão municipal vem pautando sua postura no enfrentamento à pandemia. Acima de qualquer coisa está a saúde e a segurança sanitária dos nossos cidadãos”, afirmou Valim.
A lista abaixo contém os serviços que não foram afetados pelo novo decreto:
- Serviços públicos essenciais
- Farmácias
- Supermercados e congêneres
- Postos de Combustível
- Hospitais e demais unidades de saúde e de serviços odontológicos de emergência;
- Laboratórios de análises clínicas;
- Clínicas veterinárias e congêneres;
- Segurança privada;
- Imprensa;
- Funerárias.
Segundo o decreto, assinado pelo prefeito Vitor Valim (PROS), as medidas foram adotadas considerando o “que os números da pandemia em todo Estado do Ceará e no Município de Caucaia ainda inspiram atenção, permanecendo o isolamento social como política pública indispensável no combate à disseminação do vírus”.