INTERNACIONAL

Universidades e ONGs pedem que Estados Unidos se afastem do Brasil

Segundo o documento, a relação de proximidade entre o ex-presidente Donald Trump e Bolsonaro foi “um fator de legitimação” das “tendências autoritárias” do presidente brasileiro

Compartilhe:
4 de fevereiro de 2021
Ninho Digital

Entidades não governamentais e universidades encaminharam um documento a Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, pedindo a suspensão de acordos do país com o Brasil, enquanto Jair Bolsonaro permanecer no poder. O grupo pede o congelamento das negociações de comércio bilateral e o fim do apoio norte-americano à entrada do país na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Universidades e ONGs pedem que Estados Unidos se afastem do Brasil
Foto: Alan Santos / PR

Segundo o documento, a relação de proximidade entre o ex-presidente Donald Trump e Bolsonaro foi “um fator de legitimação” das “tendências autoritárias” do presidente brasileiro. “A aliança Trump-Bolsonaro tem levado muitos brasileiros que apoiam valores democráticos e o Estado de direito a questionar se Washington é, de fato, um parceiro confiável na luta pela proteção e expansão da democracia”, diz trecho do manifesto, divulgado pelo Estadão.

A carta ainda sugere que o governo norte-americano apoie a preservação do cerrado, Pantanal e Mata Atlântica. Nos últimos anos, as ações do Brasil em relação ao meio ambiente são criticadas por órgãos e nações estrangeiras. Na campanha eleitoral, Biden afirmou que iria reunir o mundo para a preservação da Amazônia.

Enquanto Trump esteve no comando da Casa Branca, Bolsonaro teve um aliado para seu projeto de reeleição, em 2022. Na vitória de Biden, o presidente brasileiro demorou a reconhecer a queda do ex-governante.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.