Os restaurantes de hotéis e pousadas conseguiram autorização do Governo do Estado para funcionar até às 22 horas, inclusive aos fins de semana. A flexibilização foi publicada na edição de sábado (6), do Diário Oficial do Estado. Entretanto, o atendimento é limitado a pessoas que estão hospedadas.
O funcionamento atende a uma demanda do setor, através da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (Abih-CE), que procurou o comitê estadual que trata da pandemia, durante a semana. De acordo com a entidade, o fechamento dos restaurantes às 15 horas, aos fins de semana, pode impactar o atendimento dos hóspedes e a imagem do Estado no turismo nacional.
A Abih afirma não ser contrária às medidas de segurança contra o coronavírus. Entretanto, ressalta que os hotéis, em sua maioria, não possuem estrutura suficiente para atender todos os hóspedes nos quartos.
Segundo o decreto do Governo do Estado, os restaurantes dos hotéis e pousadas podem abrir, mas os hóspedes devem ser identificados, “cabendo aos hotéis a responsabilidade pelo controle”.
O documento ainda suspende o funcionamento de parques aquáticos em Fortaleza e Aquiraz.