Os hospitais da rede Unimed Fortaleza estão com 287 pacientes internados por coronavírus, segundo balanço divulgado pelo presidente da cooperativa, o médico Elias Leite, nesta segunda-feira (8). São 45 novos pacientes, em comparação com a sexta-feira (5), quando 242 pessoas recebiam atendimento.
O número de novos pacientes supera o total de altas hospitalares no mesmo período, 21 registros. “Até a meia-noite de ontem, domingo, atendemos 199 pacientes com suspeita de Covid. Por ser um domingo, é um número bem alto”, lamentou o presidente.
No período, foram registradas três mortes por coronavírus. “A gente não sabe quando isso vai parar, como as coisas vão acontecer. Tenho que ser honesto com vocês: as nossas projeções, as nossas expectativas é que os números continuem aumentando durante o mês de fevereiro, estamos nos preparando para isso”, completou.
Em relação às Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e uso de respiradores da rede privada, também houve um crescimento considerável. Confira a tabela:
Considerando as UTIs, são nove internações adicionais entre a sexta e a segunda-feira. E sobre pacientes que precisam utilizar respiradores mecânicos, são 11 a mais em comparação entre as datas.
Leonardo da Vinci
O governador Camilo Santana afirmou, neste domingo (7), que o número de leitos de UTI do Hospital Estadual Leonardo da Vinci, em Fortaleza, triplicou em dois meses. Além disso, a ocupação da unidade está próxima ao limite. Segundo o Integrasus, plataforma do Estado que acompanha a situação da pandemia, de 96 vagas para tratamento intensivo, 92 estão ocupadas, o que equivale a 95,83%.
“Está aumentando de forma considerável e preocupante a ocupação dos leitos Covid na rede pública e também na rede privada, segundo relatórios de nossas equipes de Saúde. A situação é de alerta, e merece a atenção de todos. Continuamos ampliando os leitos de enfermaria e UTI nos equipamentos do Estado”, afirmou Camilo Santana. “O nosso Hospital Leonardo da Vinci, por exemplo, já tem o triplo de leitos de UTI do que tinha há dois meses, e a ocupação vem chegando perto do limite”, completou.