Ícone do site Portal GCMAIS

Seguindo Caucaia e Jericoacoara, Paracuru instala barreiras sanitárias

Adolescente dinamarquesa de 16 anos é estuprada por bugueiro em praia do Ceará

Foto: Divulgação

O município de Paracuru, Região Metropolitana de Fortaleza, vai instalar barreiras sanitárias nos acessos ao município a partir de quarta-feira (10). A medida foi recomendada pelo Governo do Ceará e já tinha sido adotada por Jericoacoara e Caucaia, ambos no litoral cearense.

Siga o GCMAIS no Google Notícias

De acordo com a Prefeitura de Paracuru, os bloqueios serão instalados: na entrada principal, que fica na CE-341, na rotatória do posto da Polícia Rodoviária Estadual; na barragem do rio Siupé, distrito de Muriti e na localidade de Poço Doce.

Leia mais | Secretaria de Saúde confirma nova variante do coronavírus em três pacientes no Ceará

Covid-19: número de internações supera altas hospitalares em rede privada de Fortaleza

Publicidade

O acesso ao município será limitado a moradores, prestadores de serviço e pessoas que tenham hospedagem comprovada em hotéis, pousadas, ou hostels.

“Nós entramos em contato com a rede hoteleira que passará a emitir um voucher para os clientes. Dessa forma, eles poderão comprovar sua reserva aqui. Daí a hospedagem fica garantida nesse período e o ingresso em nossa cidade, também”, explica o secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, Ângelo Tuzze.

As regras adotadas pelos municípios seguem os decretos do Governo do Estado que desde março de 2020 declarou situação de emergência e a adoção de uma série de normas de enfrentamento da doença. Portanto, entre os dias 11 e 17 de fevereiro, estarão proibidos a circulação de equipamentos de som automotivos, conhecidos como “paredões de som” e o funcionamento de equipamentos sonoros portáteis, as chamadas “caixinhas” de som em praças, praias ou qualquer espaço público, exceto para fins de propaganda.

Jericoacoara

A Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara decretou medidas mais rígidas para evitar aglomerações durante o período de Carnaval, entre os dias 13 e 16 de fevereiro. O município vai instalar barreiras sanitárias para limitar o acesso de pessoas à vila. O decreto é válido entre os dias 10 e 17 deste mês.

Conforme o documento, “apenas moradores, prestadores de serviço ou pessoas que tenham hospedagem comprovada, sob responsabilidade da Autarquia de Desenvolvimento do Turismo, Mobilidade e Qualidade de Vida de Jericoacoara e Secretarias Municipais”.

Durante o período de Carnaval, as escolas do município devem funcionar normalmente, seguindo as limitações para evitar o contágio pelo coronavírus. Além disso, em concordância com o decreto estadual, será proibido conceder ponto facultativo aos servidores.

Saiba mais sobre o decreto em Jericoacoara.

Caucaia

O município de Caucaia instalou barreiras sanitárias para limitar o acesso à cidade. De acordo com o novo decreto sanitário municipal, apenas “moradores, prestadores de serviço ou pessoas que tenham hospedagem comprovada” podem ter acesso ao município da Região Metropolitana.

Os bloqueios são colocados em “regiões específicas de interesse à saúde pública”. A fiscalização é feita por órgãos municipais.

O funcionamento do comércio e serviços não essenciais foi suspenso das 21h às 6h, entre segunda e sexta-feira. Nos fins de semana, o atendimento presencial deve ocorrer até 21h, com exceção das barracas de praia, que devem encerrar o funcionamento às 16h.

Saiba mais sobre o decreto na Caucaia.

Sair da versão mobile