A Prefeitura de Fortaleza inicia nesta terça-feira (9) o agendamento de transporte para vacinação contra covid-19 de idosos que não possuem veículo próprio. Serão atendidas, inicialmente, as pessoas com mais de 80 anos que realizaram o cadastro até a segunda-feira (8) na plataforma Vacine Já.
Leia também | Cerca de 4 mil idosos são vacinados nos drive-thrus instalados nos shoppings de Fortaleza
Após o agendamento, motoristas de aplicativos ou de táxi vão até a casa do idoso na data e horário marcado para levá-lo ao drive-thru de vacinação mais próximo.
Leia também | Acidente em barragem de Brejo Santo deixa três trabalhadores mortos
Para solicitar o serviço gratuito, basta ligar para o número 156 das 7h às 19h. Durante a solicitação, o idoso deve apresentar o número do CPF para que o atendente verifique se já existe um cadastro no Vacine Já. A partir daí, será confirmado o dia do agendamento com o envio de transporte.
Boa noite!
Nesta terça-feira (9), a @prefeiturapmf iniciará o agendamento de transporte para vacinação de idosos que não têm veículo próprio. Para isso, nós vamos disponibilizar uma central telefônica através do número 156, pelo qual os idosos farão a solicitação do serviço.
— Sarto (@sartoprefeito12) February 8, 2021
No total, 200 veículos estão sendo disponibilizados para essa ação, sendo 100 taxistas e 100 motoristas de aplicativos de mobilidade. Todos os condutores passaram por testes da covid-19 para garantir a segurança dos idosos. Cada automóvel fará, no máximo, 10 corridas para a vacinação, preferencialmente no período da tarde, após as 13h.
Leia também | Secretaria de Saúde confirma nova variante do coronavírus em três pacientes no Ceará
Os carros começam a realizar o transporte a partir da próxima quarta-feira (10). Depois desse período inaugural, a Prefeitura estuda ampliar o horário de funcionamento.
A ação é uma parceria com a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) com a Prefeitura da Capital. A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) vai colaborar na definição das rotas que vão ser feitas entre as casas dos idosos e os centros de vacinação.
Leia também | Cerca de 4 mil idosos são vacinados nos drive-thrus instalados nos shoppings de Fortaleza
Na última sexta-feira (5), o governador do Ceará, Camilo Santana, e o prefeito de Fortaleza, José Sarto, já haviam falado, em uma live nas redes sociais, que motoristas de aplicativos e taxistas estavam sendo treinados para realizar esse transporte.