Os novos casos de coronavírus tiveram crescimento nos municípios do interior do Ceará, segundo balanço divulgado nesta terça-feira (9) pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). O aumento foi estimado em 27,8% no período de 27 de dezembro a 23 de janeiro. Na capital, a taxa de novos casos ficou em 26,7%.
Confira a tabela do crescimento de casos nos municípios do interior:
Entre o gênero feminino, a maioria dos novos casos se concentram na faixa etária de 30 a 39 anos, correspondendo a 23,3% do total de registros. No gênero masculino, a faixa etária com maior quantidade de diagnósticos positivos é a mesma, correspondendo a 23,4% do total de casos.
Considerando os óbitos nos municípios do interior, a redução foi de 14,1% no período. Em Fortaleza, a queda foi de 6,9%. De acordo com a Sesa, em janeiro foram registradas mortes em 83 cidades, o que corresponde a um crescimento de 20,3%. No mês, foram 330 óbitos, sendo 98,5% de residentes do Estado. A média é de 11 mortes por dia, sendo o pico em 5 de janeiro, quando 21 pessoas faleceram em decorrência de complicações ocasionadas pela doença.
Variante de Manaus
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) confirmou, nesta segunda-feira (8), a circulação da nova variante de coronavírus que surgiu em Manaus, em três pacientes no Estado. Dois casos confirmados são relacionados a viajantes. O terceiro caso se refere a uma pessoa que mora no Ceará, provavelmente já característico de transmissão comunitária.
Em entrevista ao GCMAIS, o infectologista Anastácio Queiroz ressaltou que ainda existe muito a se descobrir sobre a doença. “Nós sabemos que elas podem se multiplicar mais. Eu, se fosse contaminado com uma nova variante, posso produzir e transmitir mais vírus”, explicou.
Ceará em Alerta
No domingo (7), o governador Camilo Santana manifestou preocupação com a busca por leitos Covid no Estado. A situação é de alerta, e merece a atenção de todos. Continuamos ampliando os leitos de enfermaria e UTI nos equipamentos do Estado”, afirmou Camilo Santana. “O nosso Hospital Leonardo da Vinci, por exemplo, já tem o triplo de leitos de UTI do que tinha há dois meses, e a ocupação vem chegando perto do limite”, completou.
Rede privada
Os hospitais da rede Unimed Fortaleza estão com 287 pacientes internados por coronavírus, segundo balanço divulgado pelo presidente da cooperativa, o médico Elias Leite, nesta segunda-feira (8). São 45 novos pacientes, em comparação com a sexta-feira (5), quando 242 pessoas recebiam atendimento.
O número de novos pacientes supera o total de altas hospitalares no mesmo período, 21 registros. “Até a meia-noite de ontem, domingo, atendemos 199 pacientes com suspeita de Covid. Por ser um domingo, é um número bem alto”, lamentou o presidente.