Um grupo de pesquisadores do Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular da Universidade Estadual do Ceará (Uece) está trabalhando em uma nova vacina contra covid-19. Caso seja bem sucedido, o estudo pode entregar à população brasileira uma vacina de baixo custo e que poderá ser tomada através de gotas na boca ou no nariz.
“Essa ideia do desenvolvimento do imunizante surgiu no início da pandemia”, explica o pesquisador a UECE, Ney Almeida. “Foi uma proposta de se utilizar uma vacina para coronavírus aviário em mamíferos, para ver se ela tinha alguma funcionalidade no combate à covid-19”.
Leia também | Com crescimento de casos, Prefeitura de Santa Quitéria monta hospital de campanha
A vacina para o coronavírus em aves já está disponível no mercado há algum tempo. A proposta, é ver se ela pode ser adaptada para o uso em mamíferos.
E já na fase pré-clínica, o novo imunizante se mostrou promissor. No testes com camundongos, a taxa de eficácia na proteção contra o coronavírus chegou a 80%. Agora, a vacina deve começar a ser testada em humanos. Na primeira fase, devem ser testados um grupo selecionado e cadastrado. Já na segunda, os testes são com pessoas com maiores riscos de morte, como os idosos. Por fim, a terceira fase é aberta para a população em geral, um teste em massa.
Leia também | Covid-19: número de internações supera altas hospitalares em rede privada de Fortaleza
Apesar de ser uma pesquisa promissora, a expectativa é que a vacina ainda demore cerca de três anos para ser disponibilizada para a população.
Siga o GCMAIS no Google Notícias
Uece pode ser novo ponto de vacinação
Além de estar pesquisando um imunizante, a Universidade Estadual do Ceará pode contribuir com o combate à pandemia de uma outra forma. O campus do Itaperi, em Fortaleza, pode abrigar mais um centro de vacinação contra covid-19.
Na última segunda-feira (8), o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, e o reitor da Uece, Hidelbrando Soares, conversaram com o titular da Saúde, Dr. Cabeto, para discutir a proposta da instalação de um drive-trhu na Uece.
Leia também | Variante do coronavírus identificada no Ceará liga alerta no combate à pandemia
“Essa é mais uma ação da nossa universidade, visando beneficiar a comunidade, cumprindo sua função social”, destacou o secretário Inácio Arruda.
Até o momento, ainda não há confirmação se a universidade vai ou não receber o drive-thru, mas a Prefeitura de Fortaleza vem ressaltando a importância de aumentar os centros de vacinação e abranger mais pessoas.