O Sistema Unimed anunciou que vai retornar com o hospital de campanha, reforço usado em 2020 no auge da pandemia de covid-19. Segundo o médio Elias Leite, a rede de saúde particular já tinha a pretensão de retornar com o equipamento neste ano de 2021. Mas os planos era que ele voltasse só final de fevereiro.
Ao invés disso, diante do número alarmante de casos notificados só nesta primeira quinzena do mês, o anúncio do retorno do hospital de campanha aconteceu já na última segunda-feira (15). A expectativa é que o hospital de campanha seja entregue em 10 a 15 dias.
“A gente não acreditava que esses números iam subir tão drasticamente como estão subindo. Mas já que subiram, já que estão num limite que a gente tinha determinado, a gente vai começar a construir o hospital de campanha novamente”, diz o médico.
A situação da covid-19 é alarmante em toda a rede de saúde de Fortaleza. Segundo o IntegraSus, plataforma da Secretaria de Saúde do Ceará, a Capital possui uma ocupação de 95.94% dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para adultos já ocupados. Nas enfermarias, também para adultos, o número é de 90.77%.
Seis hospitais de Fortaleza estão com 100% dos leitos de UTIs ocupados. Até a noite da última segunda-feira (15), o Hospital Estadual Leonardo Da Vinci, referência no tratamento da covid-19 no Ceará, tinha apenas 5 vagas disponíveis. No Hospital Regional Unimed, dos 76 leitos disponíveis, 74 estão ocupados.
“É isso que está acontecendo, a gente precisa entender que a situação é muito grave. As pessoas precisam ter cuidado”, alerta o médio Elias Leite. “Não tem sentido nenhum as pessoas estarem em aglomerações, principalmente aglomerações desnecessárias. Estão brincando com a vida, tem muita gente grave, infelizmente”.
Crescimento da covid-19 em fevereiro
Em um boletim divulgado por Elias, é possível perceber o aumento drástico nos números da covid-19 só na primeira metade do mês de fevereiro. Em 15 dias, o número de pacientes internados com o vírus na rede privada de saúde saltou de 221 para 373, um aumento de 69%.
Quando se olha para o número de pessoas que precisaram de UTI a situação é ainda mais alarmante: 76 no dia 1º, 151 no dia 15 de fevereiro. Um aumento de 99%. Em apenas um dia, entre o domingo (14) e a segunda (15), 19 pessoas deram entrada nas UTIs.
Nos dados gerais, o município de Fortaleza teve, só nestes primeiros 15 dias de fevereiro, 4.791 novos casos detectados da doença. Neste mesmo período, 70 pessoas morreram por complicações da covid-19.