O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou nesta quarta-feira que todo o estado do Ceará terá toque de recolher a partir das 22h. Com exceção dos profissionais das atividades essenciais, toda a população deve ficar em casa após esse horário. As pessoas só poderão voltar a circular nas ruas e espaços públicos a partir das 5h da manhã do dia seguinte.
Leia também | Medida que proíbe aulas presenciais no Ceará começa a valer a partir da sexta-feira (19)
Essas medidas já começam a valer a partir desta quinta-feira (18) e seguem até o dia 28 de fevereiro.
Diferente do que se especulava sobre a possibilidade de ser anunciado um lockdown no Estado, o comércio continua funcionando. De segunda a sexta, todo os serviços não-essenciais funcionarão até as 20h. No fim de semana, os restaurantes e locais que oferecem serviço de alimentação encerram o expediente às 15h. Já o comércio, incluindo os shoppings, ficam abertos até as 17h.
Leia também | Toque de recolher no Ceará começa a valer a partir das 22h desta quinta-feira (18)
Todos os dias, os espaços públicos serão fechados a partir das 17h. Está proibida a permanência de pessoas em parques e praças, por exemplo.
Já para a educação, o governador anunciou o cancelamento das aulas presenciais em escolas e universidades do setor público e privado. Exclusivamente neste setor, essa medida só começa a valer a partir da sexta-feira (19).
Leia também | Chuvas no Ceará devem diminuir a partir desta quinta-feira (18)
Todo o setor público estadual e municipal vão funcionar por trabalho remoto. Somente profissionais dos serviços essenciais vão trabalhar na rua. O governador também solicitou que as empresas do setor privado que puderem recomendar o home office, façam isso nos próximos dias.
>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Além disso, as barreiras sanitárias em Fortaleza, que foram colocadas durante o período do Carnaval, seguem funcionando pelos próximos dez dias. Outros municípios também devem receber o controle em suas entradas. As viagens intermunicipais voltam a acontecer, mas devem passar, sempre, por fiscalização na entrada e saída das cidades.
Situação crítica da pandemia
Antes de anunciar essas novas medidas, o governador Camilo Santana ressaltou que o Ceará está em um momento crítico da pandemia, semelhante ao que foi visto no ano de 2020. Segundo o gestor, a situação da saúde pública no Estado é alarmante, e foi isso que norteou a decisão de todas essas medidas.
“A reunião hoje durou quase o dia inteiro. Começamos pela manhã, suspendemos para falar com o ministro da Saúde e concluímos a noite”, destacou o governador.
Já próximo ao final da live, Camilo Santana ressaltou a necessidade de que a população colabore no combate à pandemia e siga as medidas decididas pelo Governo. “Tudo que nós estamos fazendo é pensando em preservar a saúde do cearense para que quando você precise o poder publico tenha a capacidade de responder e atender”, disse.