As chuvas que banharam a maior parte do Ceará devem começar a diminuir a intensidade a partir desta quinta-feira (18). Mesmo assim, a previsão é de que várias regiões do estado apresente precipitações até a sexta-feira (19).
Segundo o boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), todas as macrorregiões possuem a possibilidade de chuvas na noite desta quarta-feira (17). O Litoral Norte, Ibiapaba e sul do Sertão Central e Inhamuns são os lugares que mais devem apresentar precipitações.
Leia também | Camilo Santana discute envio de vacinas com ministro Eduardo Pazuello
Já para a quinta-feira (18), a previsão é que a madrugada e a manhã da região litorânea do Ceará registre chuvas. Porém, as demais regiões do estado também podem receber alguns acumulados durante todo o dia. Porém, a expectativa é que essas precipitações sejam mais reduzidas do que as que aconteceram no começo da semana.
Essa redução deve ficar mais visível na sexta-feira (19). O céu deve apresentar nuvens em todo o Ceará, mas as chuvas devem ser mais brandas. A região litorânea e Ibiapaba são as macrorregiões com maiores chances de precipitações durante a data.
Leia também | Vídeo: casal é flagrado fazendo sexo dentro de metrô em Fortaleza
O afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) do norte do Ceará, em direção ao Maranhão, é o que justifica essa expectativa de menos chuvas para os próximos dias no estado.
Leia também | Mais 230,7 milhões de doses de vacinas contra covid-19 serão entregues até julho
Chuvas em 123 municípios
Pelo menos 123 municípios cearenses registraram precipitações entre as 7h da terça-feira (16) e as 7h da quarta-feira (17). As informações são do balanço parcial da Funceme. Confira as cidades com os maiores acumulados:
-Massapê (Posto Tangente): 98,2 mm
-Tururu (Posto Sede): 92 mm
-Tururu (Posto Melancias): 90 mm
-Crateús (Posto Irapuã): 82,4 mm
-Morada Nova (Posto Lagoa da Serra): 82 mm
Já entre a segunda-feira (15) e a terça-feira, foram 142 cidades que registraram precipitações, com o maior acumulado do ano até o momento, de 200 mm em Crateús.
>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<