O Ceará tem 167 municípios em níveis de alerta “alto” ou “altíssimo” para transmissão da Covid-19, conforme dados divulgados pela plataforma IntegraSUS, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Esse dado corresponde a 90% do total de cidades cearenses.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O índice diz respeito às semanas epidemiológicas dos dias 7 a 20 de fevereiro. Conforme a tabela, nenhum município cearense está no nível “Novo Normal”, com baixa taxa de transmissão. Apenas 17 cidades estão em risco moderado.
Fortaleza, com 11.136 casos confirmados de coronavírus no mês de fevereiro, está no nível altíssimo de transmissão, assim como os municípios vizinhos Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Aquiraz e Eusébio. Já Itaitinga, com 173 casos confirmados no mesmo período, está no nível alto de transmissão.
Leia mais | Sobral: hospital de campanha tem 52% dos leitos ocupados com cinco dias de reabertura
Voo com 2 milhões de doses de vacinas decola da Índia
Abertura de leitos
Preocupado com a situação da pandemia, Camilo Santana, governador do Ceará, afirmou que “a abertura de leitos tem um limite”, em alerta publicado nas redes sociais, neste domingo (21), sobre a necessidade de reforçar os cuidados para frear o aumento de casos de Covid-19 no Ceará.
Temos feito todos os esforços possíveis para acolher e proteger nossos irmãos e irmãs cearenses. Mas reforço que a abertura de leitos tem um limite. Até pelo esgotamento dos profissionais de saúde, que têm se dedicado ao máximo. (Cont) pic.twitter.com/HavhEX1ihN
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) February 21, 2021
Ao todo, vão ser abertos 1.119 novos leitos para atender pacientes exclusivos de Covid-19 na rede pública de saúde entre o fim de fevereiro e março deste ano. Em pouco mais de um mês, de 3 de janeiro a 13 de fevereiro deste ano, o número de internações de pacientes diagnosticados com Covid-19 cresceu 98% no Ceará, saindo de 512 para 1.018, segundo o IntegraSUS.
O Ceará tem 13 unidades de saúde com 100% dos leitos de tratamento intensivo ocupados. Os hospitais São Carlos, São Vicente e Uniclinic, todos localizados em Fortaleza, também estão com os leitos de enfermaria lotados. Outros 12 hospitais estão com ocupação das UTIs acima de 80%.
>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<