Ícone do site Portal GCMAIS

Sobral: hospital de campanha tem 52% dos leitos ocupados com cinco dias de reabertura

Sobral hospital de campanha tem 52% dos leitos ocupados com cinco dias de reabertura

Foto: Divulgação / PMS

Com o crescimento de diagnósticos positivos de coronavírus em Sobral, Região Norte, o município decidiu reabrir, na última segunda-feira (15), seu hospital de campanha. Em cinco dias de funcionamento, segundo balanço divulgado pela gestão, a unidade recebeu 16 pacientes internados na ala clínica e 10 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A taxa geral de ocupação é estimada em 52%.

Considerando apenas os leitos de Terapia Intensiva, a taxa de ocupação ficou em 66,7% na sexta-feira (19). A situação foi mais grave no dia anterior, quando a taxa de ocupação chegou a 80%. A boa notícia ficou por conta de duas transferências para a Enfermaria no período, reduzindo a pressão na UTI, pelo menos por enquanto. Já no setor de Enfermaria a ocupação dos leitos é de 45,7%.

“Precisamos que a população tenha consciência que o melhor nesse momento é evitar aglomeração e ter bastante higiene, lavando a mão com água e sabão ou usando álcool em gel 70%. Precisamos da ajuda de todos para que os números não aumentem”, afirmou Regina Carvalho, secretária da saúde de Sobral.

Números

De acordo com o Integrasus, tabela do Governo do Ceará que acompanha a situação da pandemia no Estado, Sobral já registrou 14.689 casos de coronavírus desde o início da crise sanitária, em março do ano passado. Em fevereiro de 2021, foram 418 diagnósticos positivos da doença e quatro óbitos.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Taxa de ocupação das UTIs no Ceará

A segunda onda da covid-19 vem levando cada vez mais pessoas aos hospitais, em um cenário que lembra o que foi visto em 2020.

Publicidade

Em 20 dias, entre os dias 1º e 21 de fevereiro, a lotação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no Ceará cresceu em 8%. Atualmente, 91,08% dos leitos de todo o Estado estão ocupados. Esse valor é tão alto e alarmante quanto no pior momento da pandemia em 2020, quando essa mesma taxa passou dos 90%.

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

Sair da versão mobile