Projeto será encaminhado para sanção do prefeito José Sarto
Exercício físico pode se tornar atividade essencial em Fortaleza
O plenário da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) aprovou, nessa quarta-feira (24) por unanimidade, a redação final do Projeto de Lei Ordinária que declara a prática de exercícios físicos como atividade essencial.
De autoria do vereador e profissional de educação física, Danilo Lopes (Podemos), o documento declara como essencial a prática da atividade física e do exercício físico em estabelecimentos prestadores desses serviços em Fortaleza.
O parlamentar ressaltou ainda a valorização profissional. “Que a gestão municipal tenha o entendimento da importância da prática do exercício físico em toda a sua amplitude orientada por profissionais graduados e regularmente registrados.
A presidente do Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região (CREF5-CE), Andréa Benevides, reforça que diante de uma pandemia, a atividade física é um item que pode fazer a diferença no combate à doença. “O exercício físico regular contribui para o equilíbrio do sistema imune tão necessário em momento de pandemia. Consideramos necessário e essencial que os estabelecimentos de prática de atividade física continuem com atendimento à população, seguindo, sempre, os protocolos setoriais de higiene e segurança”, frisa a presidente.
Protocolado em janeiro, o Projeto de Lei Ordinária aguarda agora a sanção ou veto do prefeito José Sarto.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Medidas restritivas
Fechadas durante o lockdown, em março do ano passado, as academias em Fortaleza só voltaram a funcionar em julho de 2020 com autorização da capacidade de atendimento para 50%.
Além da redução de alunos e das medidas de higiene, o novo decreto estadual, publicado no início deste mês de fevereiro, determinou horários mais restritos para os serviços não essenciais. Comércio, indústria e diversos serviços, incluindo as atividades nas academias, estão proibidos de funcionar depois das 20h.
A redução do horário tem sido criticada pelos praticantes de atividades físicas e proprietários de academias, que alegam que a medida tem causado mais aglomeração.
Cuidados
O uso de máscaras durante a atividade física, seja em ambiente fechado ou ao ar livre continua sendo obrigatória nos estabelecimentos para tentar conter a propagação da covid-19. Os alunos também são orientados a continuar realizando constantemente a higiene das mãos e dos equipamentos utilizados, além de levarem garrafas de água individual e manter o distanciamento adequado durante os treinos.
As academias também devem fazer a higienização constante dos equipamentos e espaços de convivência, disponibilizar álcool gel em todos os espaços da academia, controlar a entrada de clientes por horário e medir a temperatura.
Campanha Atividade Física Segura
No último dia 18, o CREF5-CE lançou a campanha ‘Atividade Física Segura’ no Estado do Ceará. O órgão apresentou para os proprietários de estabelecimentos esportivos e entidades que representam o setor a proposta da campanha, que ressalta que o exercício físico pode acontecer de maneira segura seguindo os protocolos sanitários.
Para participar da campanha, as entidades de prática e assessorias de atividade física em academias, clubes e estabelecimentos similares, precisam enviar um e-mail para inscricoescref5@gmail.com.
>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.