FERIMENTOS

Donos de animais podem ser responsabilizados em casos de mordidas ou arranhões

Saiba como evitar ser atacado por um cachorro e, caso você seja ferido, o que deve ser feito

Compartilhe:
26 de fevereiro de 2021
Márcia Catunda

O cachorro pode até ser o melhor amigo do homem, mas vez ou outra são registrados casos de ataques destes animais aos seres humanos. Segundo Expedito Maia, médico veterinário e mestre em microbiologia médica, os bichos possuem um instinto de defesa e, em algumas situações, podem machucar uma pessoa.

Donos de animais podem ser responsabilizados em casos de mordidas ou arranhões
Foto: Pixabay

“Muitas vezes, animais doentes ou feridos podem se tornar agressivos, pois se sentem indefesos e querem se proteger. Então, a maneira que eles fazem é através da fuga ou de mordidas e arranhaduras”, explica o médico veterinário.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Segundo Expedito, o ideal é evitar o contato com cães e gatos de rua, mas quando for preciso, observar o comportamento do animal.

“Se você se encontrar com um animal que parece feroz, ou que possivelmente vá te atacar, acredito que o melhor a se fazer é ficar estático ou tentar emitir barulhos que possam assustá-lo”, recomenda o médico veterinário, acrescentando que isso vale tanto para os bichos das ruas quanto para os domésticos.

No caso dos animais que possuem um tutor, ou seja, alguém responsável por ele, essa pessoa pode ser acionada judicialmente caso o cachorro acabe mordendo alguém. Segundo o artigo 936 do Código Civil, cabe ao detentor do animal se responsabilizar pelo dano causado, seja em uma pessoa ou em um objeto de valor.

Cuidados com a saúde

Mordidas e arranhões de animais podem trazer riscos sérios à vida de uma pessoa. Isso porque o cachorro pode estar infectado com o vírus da raiva e transmitir a doença para o ferido.

“A raiva é uma doença endêmica no estado do Ceará, que tem uma taxa de mortalidade altíssima, chegando a 99,9% no mundo todo. Ou seja, se você se infectar com o vírus que é transmitido através da mordedura ou arranhadura do animal infectado, é muito provável que você chegará ao óbito”, explica Expedito.

Leia também | Qual momento ideal para sair com o filhote na rua?

Em caso de uma mordida ou um arranhão, o ideal é que a pessoa realize os primeiros socorros e procure, o mais rápido possível, por um atendimento médico. “O recomendado é, primeiramente, lavar o local do ferimento com muita água corrente e sabão, e se dirigir ao posto de saúde mais próximo para proceder com o esquema profilático contra a doença”, recomenda o médico veterinário.

>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.