Projeto atende, de forma filantrópica, mais de 400 crianças por mês
Música como tratamento humanizado de pacientes no Ceará
Violão, triângulo, pandeiro, chocalho, maraca e muita dedicação. É assim que profissionais da musicoterapia atuam no Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep), em Fortaleza, para atender, de forma filantrópica, mais de 400 crianças por mês com alterações no desenvolvimento como síndrome de down, paralisia cerebral e autismo.
Além da interação com as crianças, os profissionais colocam os familiares para participar de forma disciplinar das rodas de música. É o momento “chave” de terapia. Aqui, são aplicadas técnicas diferentes para trabalhar nas crianças itens como atenção, foco e memória.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
De acordo com o musicoterapeuta Glairton Santiago, a musicoterapia tem uma potência cerebral para crianças autistas, além de aspectos emocionais para melhorar a ansiedade. Dependendo do grau do transtorno de espectro autista, o especialista orienta a ter cuidado com determinados sons para não irritar o paciente.
>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<
A musicoterapia avalia o bem-estar emocional, a saúde física, as habilidades sociais, as habilidades de comunicação e habilidades cognitivas, através de respostas musicais. Além disso, atua no planejamento do tratamento em contexto multidisciplinar, da avaliação contínua, e acompanhamento do paciente ou do grupo.
Nutep: (85) 3223-4522
Clique aqui e saiba como participar.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.