Ícone do site Portal GCMAIS

Em uma semana, número de pacientes com covid-19 nas UPAs dobrou

Atendimento nas UPAS de Fortaleza apresenta alta nos últimos dias

Foto: Kaio Machado/Prefeitura de Fortaleza

Os alertas são constantes. A pandemia de covid-19 vem crescendo de forma acelerada em vários locais do Brasil, e no Ceará a situação não é diferente. Segundo o IntegraSUS, plataforma da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em apenas uma semana, o número de pessoas com o coronavírus que estão internadas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do estado mais que dobrou.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

No último dia 19 de fevereiro, 155 pessoas estiveram nas UPAs para tratamento da covid-19. Já na sexta-feira (26), a lotação era de 317 enfermos. Atualmente, 33 pessoas em todo o estado estão fazendo uso de ventilação mecânica. Uma semana antes, eram 21.

Quando se olha para a ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva de todo o Ceará, o crescimento também é considerável. No dia 19, a taxa geral estava em 88,7%. No dia 26 já marcava 91,4%.

Nesta mesma semana, 4.413 pessoas foram confirmadas com a covid-19, enquanto outros 9.182 casos estão sendo investigados para saber se trata-se da doença ou não. Em sete dias, 144 óbitos foram registrados por conta do coronavírus.

Leia também | Sem citar Bolsonaro, Camilo Santana critica o negacionismo sobre a covid-19

Publicidade

Segundo uma pesquisa da Fiocruz, esse aumento no número de pessoas com covid-19 já era esperado, por estar diretamente relacionado com as aglomerações registradas no início do ano. Março pode ser o pior mês da pandemia no Estado. Saiba mais na matéria publicada pelo GCMAIS.

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

Novas restrições

Diante deste aumento na demanda de atendimentos na rede de saúde do Estado, o governador Camilo Santana divulgou um novo decreto, estendendo algumas restrições e anunciando novas.

A partir deste sábado (27), o toque de recolher começará, durante a semana, às 20h e, no fim de semana, às 19h. Comércio de rua, shoppings, restaurantes e atividades religiosas também vão passar por alterações. Confira os outros pontos do novo decreto:

– O comércio de rua funciona de segunda a sexta-feira até às 17h. As outras atividades econômicas e religiosas, até 19h. Serviços essenciais podem funcionar após esse horário. No sábado e domingo, restaurantes funcionam até as 15h, e outras atividades econômicas e religiosas até as 17h;

– Espaços públicos continuam com circulação restrita todos os dias a partir das 17h;

– Igrejas devem realizar suas atividades com até 30% de sua capacidade, e estimular as celebrações de forma virtual;

– Academias de ginástica devem funcionar com 30% de sua capacidade, devendo fazer o agendamento de horários para o devido cumprimento de todos os protocolos sanitários;

– Continua remoto o trabalho para servidores públicos, com exceção das atividades essenciais. Recomendação para a mesma medida junto ao setor privado;

– Seguem as barreiras sanitárias em Fortaleza, com recomendação para o controle por parte dos municípios no Interior.

Leia também | Tianguá: em alerta “altíssimo” para contaminação, casos de Covid-19 podem aumentar após passagem de Bolsonaro

Sair da versão mobile