10 dicas para fazer um ótimo passeio com o seu pet
Sempre é bom e gostoso passear com seu cachorro e os pets realmente precisam fazer exercícios, assim as caminhadas são a melhor maneira de desenvolver a socialização, estimula a parte física e psicológica dos bichinhos. Porém, poucos tutores tomam as precauções necessárias para evitar riscos à saúde e à segurança dos cachorrinhos.
Essas atividades são necessárias, mas alguns cuidados precisam ser tomados, sem trazer desgastes e assim ter um momento prazeroso ao lado do seu animalzinho. O sol, por exemplo, é um do grande inimigo do cachorro, que pode causar doenças de pele, desidratação, podendo ter queimaduras nas patas, por causa do asfalto quente, e até levá-lo à morte, se associado a esforços, principalmente, em cães de focinho achatado (braquicefálicos).
Com tudo isso, não se pode esquecer que os horários de sol quente são os piores momentos, recomendo que a primeira coisa que deve ser evitada são as temperaturas extremas, tanto frio demais, mas principalmente o calor demais, o sol. Tendo por base as informações citadas, irei dar abaixo algumas dicas para tentar evitar problemas no passeio com o seu pet.
1 – Evite caminhadas sob sol forte e temperaturas elevadas
Os melhores horários para os passeios diários são pela manhã, entre 7h e 9h30, e no final do dia, quando o sol se põe (ai vai por região das cidades), sem o calor e raios solares excessivos. Com excesso de temperatura, desde queimadura dos coxins (patas), até a hipertermia, quando a temperatura sobe demais e desenvolve uma série de complicações.
2 – Ver as condições de pet (nada melhor do que você para ver isso)
Veja se o animalzinho está apto para fazer uma caminhada, por mais leve que seja. O pet não pode vir de uma cirurgia recente, não deve ter nenhum processo patológico (estar doente ou com mal estar). A prioridade é que ele esteja com vacinas e vermifugação em dias e, principalmente, protegido para parasitas (pulgas e carrapatos).
3 – Tente manter calmo seu pet
Animais ficam bastante ansiosos para os passeios. Então, nada de deixá-los aflitos antes da hora da caminhada chegar. Evite ficar com a coleira nas mãos, converse com ele, acalme-o e só no momento certo coloque coleira e guia. Saindo tranquilamente, para, assim, deixar a caminhada mais harmoniosa.
4 – Confira os acessórios de guias/coleiras
Não podemos esquecer que andar com pets soltos pode provocar alguns acidentes, e até ataques de outros cães. Esses são cuidados imprescindíveis. Algumas raças de grande porte, por lei, em ambiente público, têm de estar de focinheira.
5 – transmita segurança ao seu pet
Ficar gritando com o pet ou mesmo frustando no cheira, cheira da rua, vai deixá-lo irritado. Deixe ele livre e relaxe. O cachorrinho tem que saber que você está no comando, mas o diálogo necessita de calma, tranquilidade, para que o pet sinta-se em segurança. Tente mostrar alegria nesse evento diário.
6 – Aproveitem a caminhada
Não é só uma simples caminhada, cachorros adoram usar seus passeios para marcar território e fazerem suas necessidades nas saídas. Não fique brigando ou proibindo seu animal de desfrutar o passeio, mas atenção leve os catas-cacas para a retirada dos dejetos do bichinho.
7 – Use petiscos caninos
Normalmente, o tutor irá aproveitar essa fase mais comum com o uso de recompensas, editando e aproveitando. Conforme vão se adaptando, o passeio se torna prazeroso e para cada coisa certa, você dá um petisco. Adestre, busque alguém responsável.
8 – Leve água
As atividades físicas são desgastantes e requer hidratação. Leve água fresca, sempre encontramos à disposição garrafinhas próprias para os pets, que facilitam muito ao longo do passeio.
9 – Descanse ao longo dos passeios
Seu pet deita, fica aflito, se recusa muitas vezes a continuar a atividade, saliva bastante e respira de uma forma ofegante, cansado e ou insatisfeito. Quando isso acontecer, pare e ofereça água e o deixe em repouso, num ambiente que não esteja quente.
10 – Por último, NÃO exagere no tempo do passeio
Evite os excessos, o tempo correto da caminhada é variável, não existe uma regra, mas observe o seu pet. Devemos respeitar os limites e as características de cada raça. E uma orientação veterinária vai ajudar, não deixe de levá-los ao “Vet”.
Leia também
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.