Os internos serraram uma grade e foram capturados no pátio de banho de sol
Policiais penais rendem dez presos após tentativa de fuga em Itaitinga
Um grupo com 10 presos foi rendido na madrugada deste domingo (28), após uma tentativa de fuga no Instituto Penal Prof Olavo Oliveira (IPPO II), em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza. Os internos serraram uma grade e foram capturados no pátio de banho de sol.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
De acordo com o Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindppen-Ce), a unidade recebe cerca de 1.800 presos, mas tem capacidade para 800 pessoas.
>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<
Em nota, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) confirmou a tentativa de fuga. “a ação ocorreu na madrugada deste domingo (28), quando os detentos serraram grades de dois acessos diferentes até chegar ao pátio de banho de sol. Os apenados estão recolhidos e responderão criminalmente pelo ato, além da abertura de processo administrativo disciplinar contra os mesmos. A SAP também comunica que já iniciou o trabalho de apuração interna do ocorrido”.
Sobre a denúncia de superlotação, a pasta informou que “o IPPOO 2 possui 1.224 vagas para uma população carcerária de 1.804 presos, com um efetivo de 178 policiais penais. Como forma de atender a solicitação pública do Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindippen), a pasta já iniciou o processo de transferência de 50 policiais penais que atuam no interior, das unidades com baixa população carcerária, para reforçar as unidades da Região Metropolitana de Fortaleza.
Visitas suspensas
A unidade prisional suspendeu as visitas sociais desde 20 de janeiro. De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a medida serve para “preservar a saúde dos internos e servidores públicos que atuam nestes estabelecimentos. A SAP também comunica que a entrega de malotes permanece normalizada em todos os presídios e cadeias públicas do Estado”.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.