A última vez que a Capital passou por um lockdown foi no mês de maio do ano passado
Covid-19: número de pacientes em UPAs de Fortaleza já é maior do que em maio de 2020
O sistema de saúde de Fortaleza está em um quadro crítico. E foi isso que motivou o anúncio do lockdown por 14 dias na Capital. Entre os dias 5 e 18 de março, a cidade deve passar por um período de restrições máximas de circulação de pessoas e funcionamento de serviços.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Durante o anúncio destas novas medidas, o prefeito de Fortaleza, José Sarto, destacou que o número de pessoas com covid-19 nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Capital já é maior do que no mês de maio de 2020.
“Lamentavelmente, os números têm crescido de uma forma muito grande. A relação de pacientes nas Unidades de Pronto Atendimento já ultrapassou o mês de maio do ano passado”, disse o prefeito. Vale ressaltar que aquele foi o mês em que Fortaleza enfrentou o lockdown pela primeira vez.
Segundo os dados do IntegraSUS, atualizados nesta quinta-feira (4), 256 pessoas estão internadas nas UPAs em tratamento da covid-19. Destas, 89 estão em máscara reservatório e outras 39 estão usando ventilação mecânica. Em todo o Ceará, são 361 pacientes nas Unidades de Pronto Atendimento.
Para o biólogo e professor Lásaro Henrique, o lockdown é uma medida que foi tomada visando dar um respiro de 14 dias para que o sistema de saúde consiga se restabelecer.
Leia também | Camilo Santana anuncia lockdown em Fortaleza a partir de sexta-feira (5)
“O tempo de 14 dias de lockdown não é baseado, simplesmente, no tempo de infecção ou no período de replicação do vírus. Ele é baseado em uma condição temporal para dar ao sistema de saúde um respiro. Para que os comitês possam compreender a dinâmica do processo infeccioso no estado e que novas decisões possam ser tomadas a partir daí”, explica o professor.
>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<
Durante a live da quarta-feira, o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, fez um apelo à população para que o lockdown fosse seguido. “Este é um apelo dos profissionais da saúde, para que eles consigam atender a população. É a única forma de proteger as pessoas que amamos”, disse o titular da Saúde.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.