Um dia após o Dia Internacional da Mulher, um corpo feminino foi encontrado nesta terça-feira (9), próximo a um muro no Parque Rio Branco, no bairro São João do Tauape, em Fortaleza. A vítima foi localizada por um frequentador do parque urbano e estava em avançado estado de decomposição.
De acordo com policiais civis, acionados pela testemunha, não é possível informar se a mulher foi agredida antes de falecer. O caso será acompanhado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Violência contra mulher
Um dia antes do corpo ser encontrado no Parque Rio Branco, a Polícia Civil deflagrou uma operação para combater a violência contra a mulher. Durante a segunda-feira (8), foram presos 27 agressores. Entre eles, Vinicios Gabriel da Silva Pereira (20), encontrado no Bairro de Fátima, em Fortaleza. Ele é suspeito de participação na morte de uma mulher de 23 anos, em agosto de 2020, nas imediações do Rio Maranguapinho.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
De acordo com o Instituto Maria da Penha, Fortaleza encerrou o terceiro trimestre do ano passado com redução de 23,81% em feminicídios. Foram 15 casos registrados, contra 29 entre os meses de julho a setembro de 2019.
Leia mais | Denúncias de violência contra a mulher somam 105,6 mil em 2020
Violência psicológica contra a mulher cresce na pandemia e pode trazer sérios danos à saúde mental
Conheça cinco mulheres que marcaram a história do Ceará
Apesar da queda, a entidade lembra a “quantidade de subnotificações de crimes como estupro e lesões corporais contra mulheres, principalmente no período da pandemia do Coronavírus. No último boletim, mostramos que, mesmo com o crescente número de agressões contra mulheres – as quais ficaram mais sujeitas à violência doméstica devido ao isolamento social –, a quantidade de atendimentos nas Delegacias de Defesa da Mulher teve uma grande redução”.
>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o (85) 3257-4807, do DHPP, que também é o WhatsApp do Departamento, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.