O prefeito de Caucaia, Vitor Valim, atendendo a uma recomendação do Ministério Público, anunciou na noite desta quinta-feira (11) que o município deve aderir ao lockdown a partir da sexta-feira (12). A medida visa reduzir a disseminação do coronavírus e desafogar o sistema de saúde.
Leia também | Igrejas e práticas de atividades físicas tornam-se serviços essenciais em Fortaleza
“Nós tentamos conciliar, de todas as formas, a economia com a ciência. Mas, infelizmente, como não houve a obediência da nossa cidade de Caucaia. Eu não gostaria, de jeito nenhum, de estar tomando essa medida que eu estou tomando a partir de meia noite, ter que decretar um lockdown na nossa cidade. Nem dessa palavra eu gosto, mas se faz necessário para preservar a vida no nosso município”, anunciou o prefeito em um vídeo nas redes sociais.
Segundo os dados do IntegraSUS, plataforma da Secretaria da Saúde do Ceará, Caucaia está com a taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em 100%. Somente duas vagas nas enfermarias para pacientes com covid-19 estão disponíveis no Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha.
Desde o início da pandemia, Caucaia já registrou 12.706 casos de pessoas infectadas com o coronavírus e 477 óbitos em por conta da doença.