Até, pelo menos, o dia 18 de março, Fortaleza passa por um isolamento social rígido, na tentativa de reduzir a disseminação da covid-19. Por isso, o Sine Municipal suspendeu as atividades presenciais durante esse período.
Porém, a pandemia também levou diversas pessoas ao desemprego e, por isso, o seguro-desemprego acaba sendo uma forma de conseguir alguma renda até encontrar outro trabalho.
Leia também | Pela primeira vez, Brasil registra mais de 2 mil mortes por covid-19 em 24h
Para não deixar essa parcela da população desassistida, o Sine Municipal oferece atendimento virtual mesmo durante o período do lockdown. O trabalhador pode solicitar o seguro-desemprego através do e-mail sinemunicipalfor@sde.fortaleza.ce.gov.br, pelo telefone (85) 3105-3712 ou pelo WhatsApp (85) 9.8513-4385 (não recebe ligações).
Este atendimento remoto acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Através dele, o cidadão receberá informações como prazos, documentações e formas de acessar os serviços digitais.
Leia também | 10 dicas que vão acelerar a sua recolocação profissional
Outros serviços disponíveis
O Governo Federal também disponibiliza outros serviços virtuais para solicitar o seguro-desemprego sem precisar sair de casa. O pedido pode ser feito através do site do Ministério da Economia ou pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que está disponível para os sistemas iOS e Android.
Prazos e documentações
O seguro-desemprego pode ser solicitado pelos trabalhadores demitidos sem justa causa. Esse pedido precisa ser feito no prazo de 7 a 120 dias após a demissão. A documentação necessária é:
- RG
- CPF
- CTPS
- Requerimento do seguro-desemprego (que deve ser solicitado ao empregador)
Caso aprovado, o recebimento da primeira parcela deve acontecer 30 dias após o requerimento do benefício.
Leia também | Sine Municipal oferta 291 vagas de trabalho em Fortaleza