Ícone do site Portal GCMAIS

Em nota, entidades do Pacto pela Vida e pelo Brasil criticam o Governo Federal no combate à pandemia

Foto: Agência Brasil

Nesta quinta-feira (11), as entidades que compõem o Pacto pela Vida e pelo Brasil lançaram uma nota criticando a postura do Governo Federal no combate à pandemia e fazendo um apelo à população. A nota é assinada por lideranças da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns, da Academia Brasileira de Ciências, da Associação Brasileira de Imprensa e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Leia também | Camilo Santana decreta lockdown em todo o Ceará e estende o isolamento em Fortaleza

No texto, as entidades falam sobre o quadro alarmante da pandemia e pedem ações práticas no combate à doença: “não há tempo a perder, negacionismo mata”, diz o material. As entidades também criticam o Governo Federal e pedem a união dos governadores e prefeitos do País.

“A ineficiência do Governo Federal, primeiro responsável pela tragédia que vivemos, é notória. Governadores e prefeitos não podem assumir o papel de cúmplices no desprezo pela vida”, diz a nota, que, mais adiante completa: “Que governadores e prefeitos ajam com olhos não só voltados para os seus estados e municípios, mas para o país, através de um grande pacto. Somos um só Brasil”.

Leia também | Fiocruz: Brasil concentra 10% das mortes por covid-19 no mundo

Publicidade

O material também faz um apelo ao Congresso Nacional, para que sejam tomadas medidas urgentes no cuidado às populações mais vulneráveis, como “o auxílio emergencial digno, e pelo tempo que for necessário”.

Por fim, a carta se dirige aos jovens de todo o Brasil, que são a maior parte das pessoas que vêm sendo diagnosticadas com covid-19 nesta segunda onda da pandemia. “Fazemos ainda um apelo particular à juventude. O vírus está infectando e matando os mais jovens e saudáveis, valendo-se deles como vetores de transmissão. Que a juventude brasileira assuma o seu protagonismo histórico na defesa da vida e do país, desconstruindo o negacionismo que agencia a morte”, apelam as entidades.

Leia também | “Lockdown não é remédio”, diz Bolsonaro criticando as medidas tomadas por governadores

O Pacto pela Vida e pelo Brasil surgiu em abril no ano passado, já durante o pico da primeira onda, com a proposta de unir entidades importantes para a sociedade brasileira na busca de soluções contra a crise sanitária.

Confira a nota completa.

Sair da versão mobile