Assim como em outras áreas da medicina, há diversas questões que precisam ser esclarecidas sobre o tratamento de varizes. Uma delas é sobre o uso de roupas apertadas. Conforme especialistas, a associação entre os dois, não passa de mito.
“Há quem acredite que roupas mais justas influenciam no surgimento das veias varicosas, mas isso não é verdade. Seria preciso peças muito apertadas, como cintas, usadas diariamente nas pernas, para que isso acontecesse”, pontua Gabriela Bernhardt, médica angiologista.
A genética é o fator mais comum para o aparecimento das varizes, atingindo aqueles que já possuem familiares com quadro da doença. Entretanto, há outros fatores que podem contribuir para o surgimento delas, deixando assim outros grupos expostos.
Leia mais | Vacinas compradas pelos governadores do Nordeste serão distribuídas pelo Brasil
“Alguns fatores podem contribuir para o surgimento das varizes, como idade acima de 40 anos, sedentarismo, menopausa, gestação, uso de anticoncepcional e ficar muito em pé ou sentado”, completa a especialista.
De acordo com Gabriela, uma avaliação médica pode indicar qual é o melhor tratamento. “É preciso que o médico angiologista avalie qual o procedimento se enquadra melhor para o caso de cada paciente, passando por um mapeamento venoso detalhado”, finaliza.
>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
De acordo com Calogero Presti, médico e membro do Conselho Superior da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, as varizes também merecem atenção na hora de escolher o melhor exercício físico a ser feito.
“Os exercícios mais indicados nessa situação são aqueles que promovem a contração e alongamento dos músculos das pernas, em especial as caminhadas, exercícios em esteira ou com bicicleta. A natação e a hidroginástica são particularmente úteis, pois facilitam o retorno venoso pela atenuação da gravidade quando dentro d’água, além de fortalecerem e alongarem os músculos”, explica, em entrevista à Agência Brasil.