Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará registra 656 raios durante madrugada chuvosa

Ceará já registra quase 33 mil raios somente em 2022

Foto: Flickr / Reprodução

Com as chuvas registradas na madrugada de quarta-feira (17), foram contabilizados 656 raios em todo o Ceará. O maior número de registros aconteceu em Santa Quitéria (193), seguido por Hidrolândia (167) e Russas (44). Os dados foram divulgados pela Enel Distribuição Ceará.

Fortaleza não registrou descargas hoje, acumulando apenas 16 raios em 2021. A Região Metropolitana é a macrorregião com menos registros de raios neste ano, totalizando 345 descargas.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

No acumulado do ano, foram contabilizados 42.417 raios em todo o Ceará. Até então, os municípios mais atingidos são Granja (3.066), Santa Quitéria (1.676), Crateús (1.547), Sobral (1.257) e Morada Nova (1.139). Dentre as macrorregiões mais afetadas no estado, o Sertão de Crateús lidera os registros, com um total de 8.016 raios; seguido pelo Litoral Norte (6.477) e Sertão de Sobral (6.313).

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

Publicidade

Cuidados dentro de casa durante tempestade:
· Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
· Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
· Evitar consertos de instalações elétricas;
· Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

Cuidados fora de casa durante tempestade:
· Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
· Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Chuvas

Desde a madrugada, Fortaleza recebe chuva e registro de trovões e raios. De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), até o início da manhã, o posto de Messejana, na Capital, acumulou 29,4 milímetros de precipitações.

Sair da versão mobile