Desde que a pandemia de covid-19 começou no Ceará, em março do ano passado, a tecnologia vem sendo uma grande aliada nesta luta. Isso porque, em um quadro de hospitais cada vez mais lotados e do medo de contaminação que muitos sentem quando precisam de uma unidade de saúde, são nos serviços remotos que surgem as soluções.
Leia também | Auxílio Emergencial: saiba como atualizar o cadastro no Caixa Tem
A Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Ceará disponibilizam serviços voltados exclusivamente para o combate à pandemia. Através deles, é possível obter informações de qualidade, reportar sintomas da doença e até realizar um atendimento. Conheça quais são e saiba como ter acesso:
Plantão Coronavírus
Em abril de 2020, quando o Ceará enfrentava a primeira onda da covid-19 e ainda havia muito a ser descoberto sobre o vírus, o Estado decidiu investir em tecnologia e informação. Foi neste contexto que surgiu o Plantão Coronavírus, serviço digital que oferta atendimento 24h para a população cearense.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A plataforma disponibiliza informações diversas sobre a doença, como os sintomas, as formas de prevenção, entre outras explicações para dúvidas comuns. O atendimento inicial é feito por um sistema artificial, mas, a partir dele, é possível solicitar o contato com um profissional da saúde.
Além disso, o serviço também oferece consultas de retorno para pacientes de algumas unidades de saúde do Estado. Isso possibilita que os enfermos consigam atendimento médico sem precisar sair de casa, usando apenas o celular ou um computador.
O Plantão Coronavírus está disponível para acesso em diversos meios. Nas redes sociais, é possível entrar em contato através do WhatsApp (85) 8439-0647 ou do telegram @plantãocoronavirus . O serviço também pode ser acessado nos sites da Secretaria da Saúde do Estado e do Governo do Ceará. Para isso, basta clicar no botão vermelho que fica no canto inferior da tela. Por fim, o aplicativo Ceará App também dá acesso ao Plantão Coronavírus. Ele está disponível para dispositivos Android e iOS.
Até fevereiro deste ano, o serviço já tinha somado mais de 400 mil acessos e realizado mais de 42 mil consultas pelas equipes de saúde.
Covid Tracker
Desde o início da pandemia de covid-19, um dos principais alertas dos profissionais de saúde é sobre o alto potencial de transmissão do vírus. É por isso que tanto se fala sobre identificar os casos de pessoas infectadas e impedir que elas entrem em contato com outros indivíduos.
Em agosto de 2020 a Prefeitura de Fortaleza lançou um serviço remoto para rastrear os infectados e bloquear as possíveis transmissões. O Covid Tracker monitora os casos suspeitos ou confirmados de pessoas com o coronavírus e previnem a disseminação da doença.
Leia também | Fortaleza adere ao consórcio para compra de vacinas contra covid
A equipe do projeto conta com 25 profissionais que são responsáveis por acompanhar os casos positivos para covid. Graças a esse acompanhamento, os profissionais identificam as pessoas que tiveram contato com o paciente. Logo depois, eles ligam para esses casos suspeitos e orientam sobre como proceder diante do risco de contaminação.
Atualmente, o serviço atende aos servidores do Município; alunos e colaboradores das escolas particulares de Fortaleza; e pacientes da Rede Assistencial Municipal. Pacientes das UPAs e dos postos de saúde que estão com suspeita de covid também recebem o contato do Covid Tracker.
>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<