Entre janeiro e 17 de março de 2021, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) realizou 2.206 fiscalizações no município, que resultaram na emissão de 518 documentos fiscais (266 autuações e 252 notificações).
Nas ações de combate a aglomerações na capital cearense, 186 atividades ou eventos foram encerrados e 156 estabelecimentos interditados por descumprirem as medidas sanitárias de enfrentamento à covid-19.
Somente na noite de quarta-feira (17), a Agefis autuou e interditou duas casas noturnas. Os estabelecimentos, localizados nos bairros Joaquim Távora e Presidente Kennedy, estavam em funcionamento e com clientes no local.
Feiras
A fiscalização nos espaços onde ocorriam tradicionalmente feiras livres foram reforçadas, onde estão proibidos o funcionamento. Desde que o Decreto de Isolamento Social Rígido entrou em vigor, no dia 5 de março, foram encerradas 24 feiras irregulares nos bairros: Messejana, São Cristóvão, Parangaba, Gentilândia, Goiabeiras, Vila Velha, Barra do Ceará, Canindezinho, Demócrito Rocha, Álvaro Weyne, Santa Maria, Cidade 2000, Serrinha, Passaré, Planalto Ayrton Senna e Mucuripe.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O diretor de Operações da Agefis, Neuvani Vasconcelos, explicou como funcionam essas fiscalizações: “Essas feiras causam aglomeração e temos contado com o apoio da população que tem denunciado. As equipes agem de maneira preventiva, chegando ainda na madrugada e coibindo a montagem das estruturas. No caso das feiras que insistem em funcionar é feito o encerramento e a conscientização das pessoas que estejam no local”, ressaltou .
As ações de fiscalização contam com a participação da Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam) da Guarda Municipal de Fortaleza (GMFor), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA).
Denúncias
Os cidadãos podem acionar a Agefis por meio do aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e IOS), do site denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br e do telefone 156. Denúncias sobre aglomerações também podem ser comunicadas ao 190.
>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<