Um levantamento na Frente Nacional de Prefeitos (FNP), constatou que 76 cidades em todo o Brasil podem estar perto de zerar o estoque de oxigênio para pacientes com covid-19. Entre elas, Guaraciaba do Norte e Granja, aqui no Ceará, afirmaram que podem ficar sem o gás nas próximas 48h.
Leia também | Todos os municípios do Ceará estão em alerta alto ou altíssimo para covid-19
Outros municípios cearenses também declararam que estão próximos de chegar ao desabastecimento. São eles:
- Coreaú
- Ibiapina
- Apuiarés
- Morrinhos
A Frente Nacional de Prefeitos, para realizar esse levantamento, enviou um questionário para 2,5 mil prefeituras em todo o Brasil, recebendo respostas de 574 delas até esta sexta-feira (19). No formulário, a gestão de cada município deveria declarar a situação do abastecimento de oxigênio para os pacientes com covid-19.
Leia também | Ministério Público pede afastamento de Bolsonaro na gestão da crise da covid
Na última quinta-feira (18), o Governo Federal já havia admitido que, diante do cenário da pandemia em que o Brasil se encontra, havia o risco de desabastecimento de oxigênio em cidades no interior. “O cenário atual é perigoso, podendo levar ao desabastecimento de oxigênio medicinal na ponta, especialmente em pequenos hospitais e municípios do interior”, alertou o diretor de Logística do Ministério da Saúde, general Ridauto Fernandes.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<
A pasta também afirmou que deve participar de uma reunião no sábado (20) com o Ministério da Economia e representantes dos produtores de oxigênio no Brasil para discutir o abastecimento dos municípios.
O governo do Ceará anunciou, na última quarta-feira (17), que o oxigênio produzido pela White Martins, no Complexo do Pecém, vão reforçar o abastecimento nos municípios do estado.
Leia também | Camilo Santana prorroga lockdown no Ceará até 28 de março