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Ceará é destaque em estudo do Banco Mundial sobre a redução na pobreza de aprendizado

Foto: Governo do Ceará

A educação cearense foi destaque em um estudo do Banco Mundial publicado neste mês de março. Segundo o artigo, o Ceará é referência na redução da pobreza no aprendizado entre os estados do Brasil.

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O estudo tem como base em um índice chamado de “Learning Poverty”, ou pobreza no aprendizado, que foi instituído em 2019 pela UNESCO e o Banco Mundial. Esse valor busca medir a porcentagem de crianças de até 10 anos que são capazes de ler e ter algum nível de compreensão. Segundo o estudo, é essencial que o estudante nesta idade seja capaz de compreender o que está lendo, já que o restante do ensino escolar é baseado na leitura como forma de aprendizado.

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Em todo o mundo, antes da pandemia de covid-19, cerca de 53% das crianças nesta idade não conseguem ler e interpretar um texto simples. Só no Continente Africano, esse índice sobe para 90%.

Neste sentido, a pesquisa leva em conta os dados da Prova Brasil, do Governo Federal, entre os anos de 2013 e 2017. O Ceará aparece como destaque sendo o estado com a maior redução neste índice. O material destaca, ainda, que este resultado não é fruto de uma política ou um programa específico, e sim uma série de ações que vêm sendo realizadas através dos anos, investindo em educação básica de qualidade.

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Através das redes sociais, o governador Camilo Santana comemorou o reconhecimento da educação cearense e afirmou: “tenho convicção de que investir em educação é o melhor caminho para termos um estado mais justo e desenvolvido”.

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