Ícone do site Portal GCMAIS

Ministério tem reuniões com indústrias para garantir kit intubação

Ministério tem reuniões com indústrias para garantir kit intubação

Ministério tem reuniões com indústrias para garantir kit intubação (Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil)

Com os estoques de kits intubação das secretarias municipais de saúde em níveis críticos, o governo federal realizará reuniões hoje (22) e amanhã com representantes das indústrias de medicamentos “para alerta e pedido de auxílio efetivo”.

“O governo federal, atento e preocupado com a situação do avanço dos casos de covid-19 no país, tem atuado em diversas frentes, incansavelmente, para garantir a assistência necessária a todos os estados e municípios”, informa nota divulgada hoje, em Brasília, pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Especial de Comunicação.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Acrescenta que medicamentos do chamado kit intubação (IOT), cuja aquisição é de responsabilidade dos estados, Distrito Federal e municípios, estão sendo monitorados pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS), semanalmente, desde setembro de 2020. Informações sobre a disponibilidade em todo território nacional e da indústria e de distribuidores estão sendo enviadas para que os estados possam realizar a requisição.

Leia mais | Divulgada lista dos idosos de 74 anos que serão vacinados em Fortaleza nesta segunda-feira (22). Confira

Publicidade

Saiba tudo sobre a 2ª fase de vacinação em Fortaleza que começa nesta segunda-feira (22)

O ministério destaca que, no último fim de semana, foram realizadas reuniões de avaliação dos números de cada estado.

Entre as estratégias enumeradas para evitar o desabastecimento foram elencadas a requisição dos estoques excedentes das indústrias (não comprometidos em contratos anteriores); aquisições internacionais (via Organização Panamericana de Saúde – OPAS ); e incremento da requisição de informações para harmonização de estoques e distribuição, além de pregões eletrônicos nacionais, possibilitando a adesão dos estados.

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

Sair da versão mobile