Ícone do site Portal GCMAIS

Como lidar com a ansiedade durante o lockdown?

70% dos trabalhadores afirmam estar mais nervosos, tensos ou preocupados na pandemia

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Se essa pergunta valesse dinheiro, ela seria bem cara. Com a pandemia do novo coronavírus, o psicológico foi uma das áreas mais afetadas na população. Lidar com o distanciamento social, a falta de perspectiva sobre a chegada de vacinas, a preocupação com pessoas queridas, com o emprego, tudo isso refletiu diretamente no que muitos especialistas definem como o “mal do século”: a ansiedade.

Mas, é importante entender que a ansiedade é também fisiológica e necessária, como um sinal para o corpo se manter em alerta. A preocupação deve vir quando o distúrbio começa a causar prejuízos. De acordo com a psicóloga e coach, Luciana Studart, o contexto da pandemia pode interferir na ansiedade, mas é preciso descobrir o que é distúrbio e o que é sensação comum, inerente a todo ser humano.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A especialista indica um exercício que responda a duas simples perguntas: “Então, primeiro ponto, sua ansiedade está lhe causando algum tipo de prejuízo? Se sim, quais são?”. Caso a resposta represente uma piora significativa na qualidade de vida, a especialista indica uma série de cuidados diários que podem ajudar no tratamento do transtorno, sobretudo no período de pandemia.

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

Publicidade

Confira algumas dicas:
1- Não se cobre tanto! Inclusive em cumprir todas as dicas abaixo! Faça o que é possível diante da sua realidade atual e lembre de acolher seus sentimentos;

2- Escolha somente um meio de comunicação de sua confiança para se informar sobre a pandemia. Do restante, evite redes sociais e excesso de informações;

3- Cuidado com o excesso de álcool como forma de “controlar” essa ansiedade;

4- Faça exercício físico dentro da sua realidade, nem que seja colocar uma música bem alta na sala e dançar 15 minutos com seus filhos;

5- Busque formas de desacelerar seus pensamentos e se conectar com você mesmo (meditação, yoga, arte). Respirar de forma consciente é fundamental para que se possa lidar melhor com sua ansiedade;

6 – Em caso de uma crise aguda não deixe de procurar um psicólogo e psiquiatra.

Leia mais | Lockdown: saiba como cuidar da saúde mental mesmo durante as restrições

A ansiedade também merece atenção quando se fala de rotina alimentar, porque ela pode resultar em problemas sérios e permanentes.

“No cenário que nós estamos vivenciando hoje é quase impossível deixar de sentir a ansiedade. O importante é você aprender a lidar com ela e saber minimizar as suas consequências. Porque o excesso pode te trazer prejuízos pessoais e transtornos alimentares como compulsão, bulimia, anorexia e até mesmo a obesidade”, explica Elisa Lerch, nutricionista e clínica funcional.

Ela lista uma série de alimentos compostos de nutrientes que trazem uma sensação de bem estar, além de acalmar e revigorar o corpo. Entre eles estão: banana, limão, laranja, ovos, quinoa, folhas verdes, tomate, beterraba, castanhas, arroz integral, chás de camomila e capim santo.

Sair da versão mobile