MEIO AMBIENTE

Pescadores resgatam filhote de peixe-boi na praia do Uruaú, em Beberibe

O animal, com cerca de 25 kg e 1 metro de comprimento, foi encontrado vivo e, aparentemente, saudável

Compartilhe:
25 de março de 2021
Márcia Catunda

Na manhã desta quinta-feira (25), um grupo de pescadores encontrou um filhote de peixe-boi encalhado na praia do Uruaú, em Beberibe, distante 85 km de Fortaleza. O animal, com cerca de 25 kg e 1 metro de comprimento, foi encontrado vivo e, aparentemente, saudável.

Pescadores resgatam filhote de peixe-boi na praia do Uruaú, em Beberibe
Foto: Divulgação / Aquasis

Leia também | Tubarão é capturado e morto na Praia do Balbino, na Caponga

A comunidade da praia do Uruaú acionou uma equipe da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), projeto que resgata mamíferos marinhos no litoral cearense. Enquanto os profissionais chegavam, os moradores levaram o filhote para a Lagoa de Maceió, que fica na própria Praia do Uruaú, mas que tem as águas mais tranquilas e seguras para o animal.

Leia também | Animais vítimas de acidentes e maus-tratos. Como ajudar

A equipe resgatou o peixe-boi e o levou para o Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (CRMM), da Aquasis, em Iparana. Os biólogos constataram que o animal é um macho e, por conta dos resquícios do cordão umbilical, tem, no máximo, dois dias de nascido. Acredita-se que ele tenha se perdido da mãe e acabou encalhando na praia.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O filhote deve ser cuidado pela equipe da Aquasis e a expectativa é que ele volte para o mar nos próximos anos, quando estiver mais maduro.

Segundo a Associação, é comum que os peixes-boi deem a luz próximo dos estuários, região de encontro entre um rio e o mar. O local possui as condições necessárias para a mãe cuidar do filhote e ensiná-lo a nadar. Com a degradação destes ambientes, a fêmea acaba sendo separada do filho e o pequeno peixe-boi é levado, pelas ondas, até a praia.

Leia também | Confira a coluna + Pets

Resgate de peixe-boi

A Aquasis possui uma parceria com as comunidades onde esse tipo de incidente é mais comum, como na praia do Uruaú. Por isso, eles conseguem realizar um resgate rápido através dos contatos de emergência.

A equipe da Aquasis realiza atendimento de plantão 24h em todos os dias da semana. Para entrar em contato e realizar um pedido de socorro para um mamífero aquático, basta ligar (85) 99800-0109.

Para mais informações, acesse o site da Aquasis.

>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.