A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nota na noite desse sábado (27), informando a suspensão dos prazos de análises do pedido de uso emergencial da vacina russa Sputnik V, feito na semana que passou pela União Química, empresa responsável pelo imunizante russo, no Brasil. Segundo a Anvisa, a medida foi adotada em função da ausência de documentos.
“Devido à ausência de documentos considerados importantes para a análise, conforme previsão legal, houve a suspensão da contagem dos prazos, até que a empresa apresente as informações descritas como ‘não apresentado’ no painel divulgado”, diz a Agência.
Segundo a Anvisa, o painel apresenta a porcentagem relativa ao status de submissão de cada um dos relatórios e informações necessárias à análise de autorização de uso temporário e emergencial.
Apesar da suspensão do prazo, a Agência informou que continua a análise das demais informações apresentadas pela União Química.
Versamune
Sobre a Versamune, vacina desenvolvida em parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), a empresa Farmacore e a PDS Biotechnology, dos Estados Unidos, a Anvisa disse que emitiu exigências para a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, depois de analisar o pedido de realização de estudos clínicos das fases 1 e 2 de desenvolvimento do imunizante.
Segundo a Agência, a documentação foi protocolada na quinta-feira (25) e que “as exigências não suspendem a análise das demais informações apresentadas pelas desenvolvedoras da vacina”.
Camilo Santana negocia a compra de 5,87 milhões de doses da vacina Sputnik V
Neste domingo (14), o governador do Ceará, Camilo Santana, participou de uma reunião com o Fundo Soberano Russo para negociar a compra direta de doses da vacina Sputnik V. Segundo publicado pelo governador nas redes sociais, o Estado prevê a aquisição de 5,87 milhões de doses do imunizante russo.
Leia também | Covid-19: Estado disponibiliza 0800 e tira-dúvidas sobre cadastro de vacinação
A expectativa é que o contrato com o laboratório seja assinado ainda no começo desta semana. “O objetivo é o fortalecimento do Plano Nacional de Imunização para que o processo de vacinação se dê de forma mais rápida e segura”, publicou Camilo Santana.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Cadastro de vacinação
O Governo do Ceará anunciou o cadastro para vacinação contra coronavírus para todos as pessoas com mais de 18 anos. O procedimento é feito na internet. A ferramenta tem integração de dados e informações com os municípios cearenses que aderirem ao sistema.
Leia também | Pazuello pede para deixar Ministério e alega problemas de saúde, afirma portal
“O cadastramento foi a forma que o Estado elaborou para auxiliar os municípios e a população. Com o cadastro, a Sesa visa tornar o processo de vacinação mais ágil e transparente. Os municípios terão acesso à plataforma e poderão fazer as suas próprias agendas e não precisarão gastar recursos para desenvolver ferramentas”, explica Magda Almeida, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).
Para o cadastro, é preciso informar nome completo, CPF, data de nascimento, raça, número do cartão nacional de saúde e telefone para contato, por exemplo. A Sesa ressalta a importância de preencher os dados com as informações corretas e verdadeiras para que a imunização aconteça de forma organizada e mais ágil. Quem não tiver acesso à Internet deve aguardar informações da sua prefeitura sobre como proceder para realizar o cadastro.
Clique aqui para acessar o cadastro da vacinação.
>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<