Ícone do site Portal GCMAIS

Em que dia cai a Páscoa?

Em que dia cai a páscoa

Foto: Reprodução / Comunidade Shalom

Tradicional celebração cristã, a Páscoa é celebrada neste domingo (4). O dia varia conforme o calendário vigente no ano. O dia relembra a ressurreição de Jesus Cristo, que segundo o cristianismo, morreu para libertar a humanidade do pecado.

A Páscoa marca o fim da Semana Santa, iniciada no Domingo de Ramos, celebrado no último dia 28 de março. Nos dias que antecedem a celebração da ressurreição, os católicos realizam procissões e outras cerimônias, sobretudo na sexta-feira da Paixão, que relembra o sofrimento de Jesus na cruz.

Leia mais | Por que se come chocolate na Páscoa?

A data, embora seja celebrada pelos cristãos, foi criada pelos judeus com o nome Pessach, que significa “passagem”. Para o judaísmo, a Páscoa relembra a liberdade alcançada pelos seus antepassados após anos na escravidão.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

Tríduo Pascal
O tríduo pascal corresponde aos três dias que antecedem o Domingo de Páscoa. A quinta-feira santa marca a celebração de lava pés.

4 Por isso, durante a ceia, Jesus se levantou, tirou a sua túnica e, pegando uma toalha, amarrou-a na cintura. 5 Depois, derramando água numa bacia, começou a lavar os pés[a] dos seus discípulos e a enxugá-los com a toalha que tinha na cintura. 6 Quando chegou a vez de Simão Pedro, ele disse a Jesus:
—Senhor, vai lavar os meus pés?
7 Jesus respondeu:
—Você agora não entende o que eu estou fazendo, mas vai entender mais tarde.
8 Pedro disse:
—Não! O senhor nunca vai lavar os meus pés.
Jesus então respondeu:
—Se eu não lavar os seus pés, você não terá mais nada a ver comigo.
9 Simão Pedro pediu:
—Senhor, então não lave somente os pés, mas também as mãos e a cabeça!
10 Jesus disse:
—Aquele que toma banho só precisa lavar de novo os pés, pois todo o resto do corpo está limpo. Vocês estão limpos, mas nem todos. (João, 13, 4-10)

A Sexta da Paixão marca a crucificação de Jesus Cristo. O sábado de Aleluia é o dia em que a comunidade cristã permanece em silêncio, meditando sobre a morte do Senhor e aguardando a ressurreição, que acontece no Domingo de Páscoa.

19 Na tarde do mesmo dia, que era o primeiro da semana, os discípulos tinham fechado as portas do lugar onde se achavam, por medo dos judeus. Jesus veio e pôs-se no meio deles. Disse-lhes ele: A paz esteja convosco!

20 Dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se ao ver o Senhor.21Disse-lhes outra vez: A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós.22Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo.

23 Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos.24Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.

25 Os outros discípulos disseram-lhe: Vimos o Senhor. Mas ele replicou-lhes: Se não vir nas suas mãos o sinal dos pregos, e não puser o meu dedo no lugar dos pregos, e não introduzir a minha mão no seu lado, não acreditarei!

26 Oito dias depois, estavam os seus discípulos outra vez no mesmo lugar e Tomé com eles. Estando trancadas as portas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse: A paz esteja convosco

27 Depois disse a Tomé: Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas homem de fé.

28 Respondeu-lhe Tomé: Meu Senhor e meu Deus!

29 Disse-lhe Jesus: Creste, porque me viste. Felizes aqueles que crêem sem ter visto! (João, 20, 19-29)

Sair da versão mobile