“A leitura abre as portas de um mundo que só existe quando é lido”. Esse pensamento, bastante defendido por especialistas, reforça o papel libertador da leitura na vida de todos, sobretudo, como uma ação produtora de sentido. No Brasil, estudos apontam que a média de leitura é de um livro por ano. De acordo com dados da pesquisa Retratos da Leitura, realizada pelo Instituto Pró-livro, 44% da população não lê e 30% nunca comprou um livro.
Diante deste cenário e com a proximidade do Dia Internacional do Livro Infantil, comemorado na sexta-feira (2), Élida Santiago, professora do Fundamental Anos Iniciais, defende que a leitura é uma forma de desenvolver, por exemplo, a criatividade, viver momentos de aventura, permeados de imaginação e suspense. Élida ressalta também que todo indivíduo se torna instrumento na construção da cidadania.
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“A leitura deve ser, sobretudo, um ato prazeroso e, desde cedo, as crianças precisam ‘viver’ as histórias”.
Ainda de acordo com a educadora, a leitura compõe o sujeito intelectual que todos nós somos, de forma sadia, eficaz e plena. Com as aulas remotas, por conta da pandemia da Covid-19, o papel dos pais nesse processo se tornou ainda mais essencial. A professora lista três orientações para que as famílias possam auxiliar no processo de alfabetização das crianças. Confira:
Busque elementos estimulantes
Utilize desde rótulos de produtos que seus filhos consumam a jornais ou revistas, pela composição de imagens e cores. São elementos que se aproximam das crianças e, assim, elas irão se sentir estimuladas a entrar no mundo da leitura.
Deixe recadinhos pela casa
Outro ponto interessante são os pais trabalharem com quadro de recados. Quando introduzidos à leitura, as crianças já compreendem o que é um bilhete, por exemplo. É interessante, então, que os responsáveis troquem mensagens escritas, deixando recadinhos curtos na geladeira ou no quarto. Isso ajuda os filhos a reconhecerem letras e sílabas.
Leia livros com seus filhos
Leia histórias infantis com seu filho. Após isso, peça que ele leia também e acompanhe com o dedo como se estivesse lendo junto, mas estimulando ele a compreender o que tem escrito nas páginas. Caso ele não conheça uma palavra, pare e apresente a ele. Mantenha a curiosidade do seu filho pela leitura ativa.
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