Portal GCMAIS

Março termina com chuvas dentro da média e cenário segue de alerta

Foto: Érica Barretto/GCMAIS

O mês de março encerrou-se com chuvas dentro da média. Conforme balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o acumulado informado até este momento é de 202 milímetros, enquanto a média é de 203,4 mm, ou seja um desvio negativo ainda de -0,7%.

No período, considerando os dados preliminares por macrorregião, somente o Litoral de Fortaleza apresentou precipitações acima da normalidade, isto é, registrou 323,4 mm contra 252,6 mm, o que representa uma diferença de 28%. Já o pior cenário ficou na Ibiapaba: observado de 184,8 mm, enquanto a normal climatológica é de 234,8 mm. As demais regiões tiveram acumulados em torno da média.

Março termina com chuvas dentro da média e cenário segue de alerta

Fonte: Funceme

Quanto ao balanço parcial do 1º bimestre da quadra chuvosa, os dados também indicam precipitações dentro da média. Quando considerado os dois meses, o Cariri é a macrorregião com maior destaque, já que foi a única com chuvas acima da normalidade. Nas demais, em torno da média.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

As precipitações dentro da média reforçam a necessidade do uso consciente dos recursos hídricos, segundo a Funceme. Afinal, 54 dos 156 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) apresentam volume abaixo dos 30%. O Castanhão, por exemplo, tem apenas 11,54% da sua capacidade total.

O prognóstico para o trimestre de fevereiro a abril divulgado pela Funceme no mês de janeiro apontou 50% de probabilidade de chuvas abaixo da média, 40% em torno e 10% acima dela.

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

Sair da versão mobile