O mutirão foi convocado para acelerar a campanha local de imunização no município
Após bloqueio de doses, Aquiraz registra aglomeração em fila para aplicação de vacina
Dezenas de pessoas se aglomeram em uma fila neste sábado (3), nas imediações da Escola Municipal Ernesto Gurgel Valente, ponto de vacinação contra a Covid-19, no município de Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza. O mutirão foi convocado para acelerar a campanha local de imunização.
Embora a maioria dos idosos utilizem máscaras, não há distanciamento social na fila, que se prolonga por toda a extensão da rua Francisco Câmara. Além disso, há reclamações sobre a demora no atendimento.
Dezenas de pessoas se aglomeram em uma fila neste sábado (3), nas imediações do ponto de vacinação contra a Covid-19, no município de Aquiraz. O mutirão foi convocado para acelerar a campanha local de imunização. #GCMAIS https://t.co/g01qyD5icU pic.twitter.com/sgRIXqtU0d
— GCMAIS (@gcmaisonline) April 3, 2021
O mutirão acontece dois dias após a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) anunciar a retenção das doses de vacinas que seriam enviadas para 37 municípios cearenses, entre eles, Aquiraz. De acordo com a pasta, o bloqueio acontece porque os locais não atingiram a meta de 85% da vacinação com as primeiras doses dos lotes anteriores.
Leia mais | Covid-19: quatro municípios cearenses ultrapassam média estadual de óbitos
Ceará acumula média de 41 óbitos diários por Covid-19 em 2021
Segundo a nota, a Sesa cumpre uma decisão que foi tomada pelo Tribunal Regional Federal TRF-5 e publicada no último dia 21 de março. Na medida em que cada município alcançar a meta estabelecida, a Secretaria deve enviar uma nova remessa de vacinas. Até lá, essas doses ficam retidas.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Em entrevista ao Grupo Cidade de Comunicação, Bruno Gonçalves (PL), prefeito de Aquiraz, informou que o mutirão já tinha sido planejado antes do comunicado da Sesa. De acordo com o gestor, o município não está abaixo da meta e já utilizou 89% das doses recebidas. Sobre as denúncias de aglomerações na fila, o prefeito afirma que a Prefeitura de Aquiraz tenta organizar a situação, mas o problema, conforme o gestor, é inevitável.
>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<
Leia a nota oficial divulgada pela Prefeitura de Aquiraz sobre a retenção das doses de vacinas:
O município de Aquiraz supera a meta de vacinação proposta pelo estado de 85% e já atinge 87% das doses aplicadas. Foram recebidas, até o momento, 6.086 doses do imunizante contra a Covid-19. Destas, foram aplicadas 5.316 nos aquirazenses até o dia 2 de abril, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde.
Vale ressaltar que não há nenhum tipo de bloqueio para o recebimento de vacinas no município. Inclusive, na última quinta-feira, 1º de abril, recebemos mais uma remessa de 2.640 doses da CoronaVac, imunizante produzido pelo Instituto Butantan.
E na próxima segunda-feira, 5 de abril, está previsto para chegar em Aquiraz mais doses da vacina.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.