Ícone do site Portal GCMAIS

Vacinação evitou segunda onda da Covid-19 em profissionais de saúde no Ceará

Rússia começa a vacinar profissionais de saúde contra covid-19

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A vacinação de profissionais da saúde no Ceará na primeira fase da campanha tem uma relação direta com a diminuição do número de casos de Covid-19 na categoria em 2021, conforme estudo realizado pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), divulgado nesta segunda-feira (5).

A análise dos indicadores foi feita considerando as informações da plataforma IntegraSUS. Conforme Camila Colares, cientista de dados da ESP-CE, no período referente à primeira onda no Estado, principalmente entre abril e junho de 2020, houve aumento paralelo dos casos registrados em trabalhadores da saúde e de outros grupos da sociedade.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Entretanto, analisando os indicadores de janeiro a março de 2021, nota-se que as curvas dos dois grupos adotam comportamentos distintos. “Enquanto a curva da população geral indica a ocorrência da segunda onda de Covid-19, a dos profissionais de saúde permanece estável”, argumenta a cientista.

Leia mais | Covid-19: negros representam 59% das mortes em casa no Ceará em março

Publicidade

Governo do Ceará flexibiliza funcionamento de igrejas e outros templos religiosos

O cientista-chefe da Saúde do Ceará, José Xavier Neto, ressaltou a eficácia da vacinação como um possível resultado que impactou diretamente na imunização dos profissionais de saúde e na consequente diminuição dos números de trabalhadores infectados. “Isso significa que a vacina funciona e, quanto mais pessoas forem vacinadas, mais indivíduos protegidos teremos”.

Keny Colares, consultor em infectologia da instituição, associa a celeridade no processo de imunização desse grupo também aos planos de operacionalização da vacinação, tanto na escala municipal quanto na estadual. “O gráfico mostra uma mudança na curva bem interessante e é um dado ilustrativo dos primeiros benefícios da vacinação, já que essa população dos profissionais de saúde têm tido acesso à vacinação mais rapidamente”, afirma.

Indicadores

De acordo com o último relatório do Vacinômetro do Estado, 494.268 doses já foram aplicadas em profissionais de saúde no Ceará. Do total, 237.654 já receberam duas doses da CoronaVac/Sinovac e 260, pelo menos a primeira dose do imunizante Oxford/AstraZeneca.

Em todo o território cearense, 1.101.913 doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas, segundo atualização mais recente da ferramenta.

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

Sair da versão mobile