O Ministério Público do Estado (MPCE) recomendou que as farmácias que realizam testes de Covid-19 em Fortaleza, apresentem um plano de ação para prevenção e combate à pandemia. As empresas foram notificadas nesta terça-feira (6) e têm prazo de cinco dias para apresentarem resposta ao órgão.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
No documento, o MPCE requisitou que os grupos farmacêuticos priorizem o atendimento dos clientes que vão realizar o teste, optando pelo prévio agendamento, de forma que eles permaneçam no local apenas para realizar o teste, evitando formação de filas de espera e agrupamento com os demais clientes. Assim, quem fará o teste deve ser atendido em separado dos outros clientes, com demarcação de ambientes, filas e locais de atendimento.
Leia mais | Cacá Monteiro recebe primeira dose da vacina contra Covid-19
Vacinação evitou segunda onda da Covid-19 em profissionais de saúde no Ceará
Além disso, as farmácias devem garantir minimamente que o procedimento de coleta ocorra em sala privativa, em ambiente ventilado com janelas abertas ou com sistema de climatização com exaustão. Após a realização do exame, esses clientes devem ser orientados a se retirarem imediatamente do estabelecimento, sendo proibida a circulação deles no interior da loja.
O Ministério Público também solicitou que as farmácias mantenham a proibição do acesso aos estabelecimentos de pessoas que não usem máscaras, bem como impossibilitem a permanência simultânea de clientes no interior da loja, inviabilizando o distanciamento social mínimo de dois metros.
Por fim, o órgão requer que as empresas apresentem cronograma de implementação das providências recomendadas, bem como designem representante para fiscalizar o cumprimento do plano, assim como para elaborar relatório de fiscalização das medidas.
>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<